Foto: Lucas Moura/Secom PMS

O Elevador Lacerda, tradicional meio de transporte e um dos principais pontos turísticos de Salvador, vai operar com novos horários a partir de segunda-feira (18). De acordo com a prefeitura municipal, responsável pelo equipamento, a medida foi adotada por causa do fim da alta temporada, no mês de março, que ocasiona uma redução no fluxo de passageiros.

O ascensor abrirá de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e das 7h às 22h aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita, enquanto as obras de requalificação do elevador estiverem em andamento.

Por causa das intervenções, apenas duas das quatro cabines estão em funcionamento. O equipamento transporta, em média, 7 mil passageiros por dia na baixa temporada, conforme a prefeitura, e a “viagem” que separa a Cidade Alta da Baixa dura 30 segundos, em média.

Da Praça Cayru, no Comércio, turistas e baianos podem acessar o elevador pela parte de baixo. Já da Praça da Sé, na parte superior, é possível ver uma das paisagens mais bonitas da capital baiana, com a baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo ao fundo.

O empreendimento foi criado para solucionar um problema de desnível existente na cidade. No início do século 17, o único recurso para transportar cargas entre as Cidades Alta e Baixa era o uso de guindaste. As pessoas se deslocavam em longas escadarias e ladeiras íngremes. Depois da fundação, além de um meio de transporte, o ascensor se tornou cartão postal e atração turística. G1