EC Bahia

O Bahia tem no desempenho em casa um dos pilares da grande campanha que vem fazendo no Campeonato Brasileiro. Contudo, nos últimos jogos, o que se viu foi o Tricolor perdendo pontos preciosos e se afastando do seu grande objetivo justamente onde era mais forte. Na última segunda-feira, o time foi derrotado de virada pelo Ceará, em Pituaçu, e chegou ao terceiro jogo seguido sem vencer como mandante.

Além do Ceará, São Paulo e Athletico-PR também arrancaram pontos nos últimos jogos do Bahia em casa. Os vacilos como mandante custaram ao Tricolor a chance de chegar à 5ª posição na tabela de classificação. Com a derrota da última segunda, o time se manteve na 8ª posição, com 41 pontos. A distância para o G-6 ainda é pequena, mas o time precisa melhorar a campanha do returno.

O Bahia tem a 11ª campanha do returno do Brasileirão, com três vitórias, um empate e quatro derrotas: 10 pontos conquistados de 24 possíveis. Contra esses mesmos adversários no primeiro turno, o Tricolor conquistou quatro vitórias, dois empates e duas derrotas: 14 pontos. Se tivesse somado esses pontos, o time comandado por Roger Machado estaria na 5ª posição.

Dentro da própria planilha de cálculos de Roger Machado, o Bahia também tem desempenho aquém do esperado. O treinador divide o campeonato em seis blocos, com oito pontos como pontuação mínima desejada. Partindo dessa ideia, o Tricolor já fez três jogos e somou três pontos. O time ainda tem os jogos contra Internacional (casa), Santos (fora) e Cruzeiro (fora) para fechar esse bloco e se recuperar. No primeiro turno, somou seis pontos nesse bloco.

– Nós nos tornamos mais fortes fora de casa. Essa etapa do campeonato, segundo turno, os times fazem jogos mais tensos, mais ansiosos, nervosos. Cada um com sua possibilidade. Esse bloco de pontos no primeiro turno foi o bloco também em que a gente pontuou menos, foram seis pontos nesse bloco no primeiro turno. Bloco que tem sido difícil, talvez pela característica dos adversários, momento dos times – disse Roger após o jogo contra o Ceará.

A campanha fora de casa é o ponto positivo do Bahia nos últimos jogos. Desde que venceu a primeira contra o Atlético-MG, na 16ª rodada, o time conquistou 12 pontos de 18 possíveis. Nesse momento, a equipe tem o 7º melhor desempenho como visitante. O jogo contra o Internacional está marcado para as 19h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Globoesporte