O presidente Lula (PT) e o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) vão se encontrar nesta sexta-feira (21) no Palácio da Alvorada para discutir possíveis mudanças no governo. Segundo a colunista do UOL Carla Araújo, ambos irão debater o custo do apoio do centrão para o governo na Câmara: “Lira vai dar o preço para o apoio do centrão ao governo”, diz ela. Antes do encontro com Lira, previsão é de que o presidente receba Alexandre Padilha.
Antes de se reunir com Lira, Lula irá receber o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Nas últimas semanas, enquanto Lula viajava para o exterior, Padilha se encontrou com parlamentares do centrão para fazer um rascunho do que o governo poderá oferecer em troca de apoio. Lula já deixou claro que não irá fazer trocas no Ministério da Saúde, e Padilha irá apresentar o cardápio disponível para o presidente, de acordo com o que ouviu dos parlamentares.
Segundo a colunista, o Centrão quer emendas para chegar até as prefeituras. O grande sonho de Lira era o Ministério da Saúde, uma vez que possui bastante capilaridade para chegar aos prefeitos por meio de emendas. Além de possuir o orçamento mais robusto de todos, a pasta também também tem vários “tentáculos” para realizar obras e distribuir emendas. Bahia.ba