Foto: Fábio Lima

O Vitória tem um dilema pela frente. Na próxima quarta-feira, o time treinado por Rodrigo Chagas enfrentará o Doce Mel, no Barradão, pelo Campeonato Baiano. Em maratona, o Rubro-Negro precisará se decidir entre poupar peças para concentrar forças nas quartas-de-final da Copa do Nordeste ou utilizar titulares para buscar o G-4 do estadual.

Atualmente, o Vitória ocupa a 8ª posição do Campeonato Baiano, com seis pontos conquistados. Um triunfo sobre o Doce Mel colocaria o Rubro-Negro no G-4, à frente do Bahia, que aparece na 4ª posição com nove pontos. Os dois times empatariam em pontos, mas a equipe de Rodrigo Chagas levaria a melhor no saldo de gols.

Vencer o Doce Mel, que é o lanterna do Campeonato Baiano, também colocaria o Vitória em um caminho mais tranquilo na busca pela classificação, já que ainda teria os dois jogos adiados – contra Jacuipense e Vitória da Conquista – para se firmar entre os quatro primeiros colocados do estadual.

A partida é importante em termos de classificação e também para reduzir o risco de novo vexame no estadual. A última vez que o Vitória passou da primeira fase da competição foi em 2018. Porém, desde o início de março o time vem em uma desgastante sequência de um jogo a cada três dias.

No sábado passado, contra o 4 de Julho, no Piauí, vários jogadores acusaram o desgaste, entre eles os atacantes Samuel e David. Destaques do time no início da temporada, os dois são os atletas que mais atuaram pelo time baiano. David participou dos 14 jogos do Vitória no ano, enquanto Samuel esteve em campo em 13.

Em entrevista recente, Rodrigo Chagas afirmou que a tendência era por rodar menos o elenco. Como não houve coletiva com o treinador no último fim de semana, não foi possível saber os planos para o jogo desta quarta-feira.

No próximo fim de semana, o Vitória enfrentará o Altos, do Piauí, no Barradão. Para a partida, Rodrigo Chagas terá o retorno de Pedrinho, que cumpriu suspensão contra o 4 de Julho. O jogo tem caráter eliminatório. A equipe que vencer garante a vaga nas semifinais. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.

Após o encontro contra o Altos, o Vitória dará sequência na maratona de jogos. Na próxima quarta-feira, o Rubro-Negro encara o Juazeirense, líder do Campeonato Baiano. No fim de semana seguinte, se conseguir a classificação diante do Altos, o time de Rodrigo Chagas atuará na semifinal da Copa do Nordeste. (Globoesporte)