A última vez que o atacante Gilberto balançou as redes foi há quase um mês, na final do Campeonato Baiano, contra o Bahia de Feira, na Arena Fonte Nova. Depois disso, o jogador passou em branco nos cinco jogos disputados pelo Tricolor contra Londrina, Corinthians, Botafogo, Avaí e Athletico. Porém, ele foi titular apenas contra a equipe Catarinense. Nas demais partidas, entrou no segundo tempo.

Na tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva no Fazendão, Gilberto não associou a falta de gols pela ausência entre os titulares. O camisa 9 prefere, no momento, fazer uma autoanálise de quando está dentro das quatro linhas.

– Não quero atrelar a isso também não [ser reserva]. Fica parecendo que eu estou meio que deixando passar alguma coisa, não é isso. Tem que ser pelo meu rendimento. Sempre friso isso. Tenho que me dedicar ao máximo, buscar dentro de mim. Não apontar uma coisa ou outra que possa estar acontecendo.

Embora Gilberto passe por um momento de “seca”, os outros componentes do ataque corresponderam bem nesse mesmo período. Dos sete gols marcados nesses cinco jogos, seis foram feitos pelos atletas do sistema ofensivo: Fernandão, Arthur Caíke (2), Artur (2) e Rogério.

Gilberto exalta o desempenho dos companheiros. Segundo o atacante, não existe dependência de nenhum jogador específico. Ele exemplificou o caso de Artur Caíke, que está afastado por causa de lesão posterior na coxa esquerda desde a partida contra o Avaí, e apontou o bom rendimento ofensivo do Bahia no Campeonato Brasileiro.

– A gente fez dois jogos em casa, marcamos gols. Quatro gols dentro de casa, dois fora. Tem uma média boa de gols marcados. Não tem porque se preocupar. Arthur Caíke sempre faz falta porque é um excelente jogador, assim como qualquer outro jogador que não tiver atuando fará falta. O time está sabendo lidar com as circunstâncias.

Essa semana tem sido cheia para o Bahia. Como o próximo jogo será apenas no próximo domingo, o técnico Roger Machado aproveita o tempo para fazer testes. O atacante não sabe se será titular, no entanto, sabe que o time precisa evoluir dentro de campo como visitante. Em dois jogos longe de Salvador foram duas derrotas para Botafogo e Athletico-PR.

– Foi uma coisa que até a gente conversou. É importante para quem quer algo mais no brasileiro pontuar fora de casa. A nossa equipe mostrou que tem força enorme. Fora de casa a gente precisa desse nível que temos dentro de casa para conseguir os triunfos. Possivelmente a gente está buscando isso e vamos chegar lá. Consequentemente, vamos conseguir os triunfos.

O confronto diante do São Paulo está marcado para as 11h (horário local) do próximo domingo, no estádio do Morumbi. O Tricolor está na oitava colocação, com seis pontos ganhos. Globoesporte Foto: EC Bahia