Foto: Tiago Caldas/EC Bahia

Com oito jogos disputados nos últimos 28 dias, o técnico Rogério Ceni adotou o rodízio no Bahia como estratégia para minimizar os danos com a série intensa de compromissos. Como consequência, o time principal do Tricolor ainda não repetiu uma escalação na temporada e tem uma média de sete mudanças na escalação titular entre um confronto e outro.

“Nós estamos tentando preservar os jogadores de lesão. O ano não acaba agora. Tem que respeitar fisiologia. Ano passado tivemos muitos jogadores lesionados no começo do ano. As escalações são muito mais em virtude da sequência de jogos, do que quem é titular e quem é reserva”, disse Ceni após o Ba-Vi.

Contra o Vitória, no último domingo, o técnico Rogério Ceni mandou a campo uma equipe com seis mudanças em relação ao resultado positivo sobre o América-RN, no meio da semana passada, pela Copa do Nordeste.

Todos os jogadores do sistema defensivo (Adriel, Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba), além de Everaldo, não foram titulares no jogo anterior e disputaram o clássico no time titular. O goleiro Adriel, inclusive, faz rodízio entre competições com Marcos Felipe.

Destaques com minutos controlados

No clássico, o quarteto criativo formado por Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly esteve em campo como titular, mas o único a não ser substituído foi Jean, que terminou expulso na reta final da partida. Caio e Everton deixaram o campo aos 15 minutos da segunda etapa; Cauly, aos 33.

Foi apenas o quarto duelo dos oito da equipe principal do Bahia que contou com os quatro atletas escalados juntos no time titular. Na ausência dos principais jogadores, Rogério Ceni tem confiado e dado minutos a outros atletas, a exemplo de Yago Felipe.

– O Everton, eu pretendia ter ele por 60 minutos nos três [últimos] jogos ao menos. Se eu deixo ele os 90 minutos, dificilmente ele estaria bem em condições. Tenho preparado o Yago, o Rezende. Se tem um elenco, tem que estar pronto para utilizar – explica o treinador.

Os mais rodados

Com o rodízio, somente três jogadores do Bahia ultrapassaram a marca dos 500 minutos em campo em 2024. Cauly lidera a lista seguido por Everaldo e Caio e Alexandre.

Uma escalação do Bahia com os jogadores com mais minutos em 2024 tem: Marcos Felipe (Adriel); Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Cauly e Everaldo.

Jogadores do Bahia com mais minutos em 2024

Jogador Posição Minutos em campo
Cauly Meia 529
Everaldo Atacante 516
Caio Alexandre Volante 507
Jean Lucas Volante 498
Kanu Zagueiro 450
David Duarte Zagueiro 450
Everton Ribeiro Meia 440
Gilberto Lateral-direito 439
Ademir Acante 409
Luciano Juba Atacante e lateral-esquerdo 401

Veja todas as escalações do time principal do Bahia na temporada:

✅ Bahia 5 x 0 Jacobina | 3ª rodada do Campeonato Baiano
– Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Rezende; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Rafael Ratão e Everaldo.

✅ Bahia de Feira 0 x 2 Bahia | 4ª rodada do Campeonato Baiano (sete mudanças)
– AdrielCicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Yago FelipeAdemirBiel e Everaldo.

✅ Bahia 2 x 0 Barcelona de Ilhéus | 5ª rodada do Campeonato Baiano (seis mudanças)
– Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Ryan; Yago Felipe, Thaciano e Everton RibeiroCauly, Ademir e Everaldo.

✅ Bahia 2 x 1 Sport | 1ª rodada da Copa do Nordeste (seis mudanças)
– Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano JubaCaio AlexandreJean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Biel e Thaciano.

✅ Bahia 5 x 0 Itabuna | 6ª rodada do Campeonato Baiano (nove mudanças)
– AdrielCicinhoGabriel XavierVíctor Cuesta e Ryan; Caio Alexandre, Yago Felipe e Jean Lucas; AdemirRafael Ratão e Everaldo.

❌ River-PI 1 x 0 Bahia | 2ª rodada da Copa do Nordeste (nove mudanças)
– Marcos FelipeGilbertoKanuDavid Duarte e Luciano Juba; Yago Felipe, Thaciano e Everton RibeiroCaulyBiel e Everaldo.

✅ Bahia 3 x 0 América-RN | 3ª rodada da Copa do Nordeste (sete mudanças)
– Marcos Felipe; Santiago AriasGabriel XavierVíctor Cuesta e RyanCaio AlexandreJean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Cauly e Thaciano.

❌ Vitória 3 x 2 Bahia | 7ª rodada do Campeonato Baiano (seis mudanças)
– AdrielGilbertoKanuDavid Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Thaciano e Everaldo.

Nesta quarta-feira, o Bahia entra em campo pela Copa do Brasil, em jogo decisivo por uma vaga na segunda fase. O Tricolor joga pelo empate contra o Moto Club, do Maranhão, em partida que será disputada às 20h (de Brasília), no estádio Nhozinho Santos, em São Luís. Globoesporte