O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou, nesta sexta-feira (22), em Salvador, a campanha “Pare, pense e use camisinha” para conscientizar os foliões que irão pular o carnaval. A ideia é estimular o uso de preservativo, principalmente, entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Na capital baiana, três milhões de camisinhas serão distribuídas durante a festa momesca e a prévia da folia.

Além disso, três milhões de testes rápidos de HIV estarão disponíveis. No ano passado, os dois postos do “Fique Sabendo” atenderam 1,8 mil pessoas, e 2 milhões de preservativos foram distribuídos. “A gente aumentou muito o número de preservativos que é para fazer chegar na ponta”, declarou Mandetta.

A campanha tem o cantor Gabriel Diniz – cantor da música Jenifer – como embaixador. “Tenho certeza que a Jenifer pode até fazer as paradas, mas ela pede sempre camisinha”, brincou o ministro.

Após dizer que a campanha de prevenção ao HIV deve conscientizar sem desrespeitar a família, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acredita que a publicidade da pasta cumpriu o propósito. Em Salvador, na manhã desta sexta-feira (22), ele apresenta a campanha, que costuma abrir o calendário de ações da pasta, no Carnaval.

“A campanha é bonita, leve e respeitar as famílias, como a gente fala, é respeitar todo mundo, respeitar a sociedade como um todo. A gente não está aqui falando de qualquer coisa que não seja levar uma mensagem extremamente horizontal. Essa mensagem tem que chegar lá no Brasil profundo, lá no Acre, no interior da Amazônia, e ela tem que chegar dentro de São Paulo”, defende o ministro.

Mandetta ressalta que o problema se encontra no espaço entre a informação e a promoção sobre a importância do uso e o ato de usar o preservativo. (Bahia Notícias)