Foto: Marcos Ribolli

O empate em casa com o Cruzeiro na rodada passada do Campeonato Brasileiro ampliou para seis o número de jogos sem vitórias do Bahia. Ainda que tenha sido uma partida atípica, em que o Bahia ficou com um jogador a menos em boa parte do confronto, os primeiros minutos mostraram um time ainda distante daquele que se destacou antes da parada para a realização da Copa América. E, se a pausa no calendário não foi boa para o time à época, a semana livre antes do jogo contra a Chapecoense chega agora em boa hora.

Desde o fim da Copa América, o Bahia disputou quatro jogos: empatou dois (Grêmio e Cruzeiro) e perdeu outros dois (Grêmio novamente e Santos). Antes disso, a equipe baiana já vinha de um empate com o Ceará e derrota para o Internacional. A oscilação fez o Bahia perder os 100% de aproveitamento que tinha em casa com Roger Machado (perdeu dois e empatou um nos últimos três jogos).

“A gente está sempre preocupado com os insucessos. Sempre há oportunidade para evoluir em algum aspecto. A luz está sempre acesa. Com o empate, conseguimos ganhar uma posição”, disse Roger após o jogo contra o Cruzeiro.

Agora o Bahia terá uma semana até o jogo contra a Chape, o que eleva a expectativa sobre a recuperação de jogadores importantes do time. O lateral-direito Nino Paraíba (dores no tornozelo), o volante Elton (dores no joelho) e o atacante Élber (incômodo muscular na coxa) acabaram vetados pelo departamento médico no último confronto. Os três foram substituídos por Ezequiel, Flávio e Arthur Caíke, que não renderam o esperado.

Além disso, Roger Machado vai ter mais tempo para trabalhar a equipe principal com os novos reforços. Depois de estrear bem diante do Cruzeiro, o atacante Lucca tem grandes chances de ganhar a posição no ataque do Bahia – não só porque Arthur Caíke está suspenso, mas também porque Élber não vinha bem antes de se machucar.

Mas é no meio que estão as principais dúvidas sobre o time para a próxima partida. O setor perdeu Douglas Augusto, e Eric Ramires tem oscilado na posição. Recém-contratado, o volante Ronaldo recebeu elogios de Roger após a estreia e pode ser testado na equipe principal ao longo da semana, seja na vaga de Elton ou no lugar de Eric Ramires.

O Bahia folga nesta segunda-feira, e Roger Machado vai ter cinco dias de treinamento até o jogo contra a Chapecoense. O compromisso está marcado para as 11h deste domingo (horário de Brasília), na Arena Condá, pela 12ª rodada da Série A. O Tricolor ocupa o 11º lugar na tabela de classificação, com 15 pontos. Globoesporte