Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em um vídeo que circula nas redes sociais, artistas se uniram à ativistas e indígenas para pressionar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pedindo proteção ambiental e ações por parte do governo federal. 

“Insatisfeitos com o avanço de matérias no Congresso Nacional, eles criticaram a alta nas queimadas e no desmatamento. Ainda afirmaram que o motivo de ter tirado o governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), era pela esperançosa mudança. Nos últimos dias, assistimos ao enfraquecimento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, o avanço do PL 490 no Congresso, o desmonte da Lei da Mata Atlântica e a volta do Pacote de Destruição. Na contramão do mundo, há agora uma tentativa em curso de destruição das políticas socioambientais no Brasil!”, começa afirmando na legenda da publicação. 

“Se o governo federal não impedir esse desmonte, daremos muitos passos atrás no enfrentamento da crise climática. Sabemos que, do lado de lá, os ruralistas estão fazendo muita pressão no governo para conseguir avançar com seus interesses. Do lado de cá, também temos que aumentar o coro: precisamos ser milhares pedindo #PolíticasAmbientaisFICAM para o presidente Lula!”, pontuaram. 

“A gente elegeu esse governo porque foram quatro anos dando ré na história. Usaram a política para deixar a boiada passar. A gente elegeu esse governo porque ele se pintou de verde, dizendo para o Brasil e para o mundo que a natureza é o nosso maior patrimônio”, dizem artistas no vídeo. A campanha reuniu Mateus Solano, Thiago Lacerda, Sergio Marone, Larissa Maciel, Nicola Siri, indígenas e ativistas. Bahia.Ba