A cada cinco candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, um não acessou o cartão de confirmação, que indica o local de provas de cada participante. Este número corresponde por 1.012,966 milhão das 5.513.718 milhões de pessoas que confirmaram a inscrição. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (31).

 

“Para aqueles que não acessaram ainda nós estamos mandando e-mails e SMS. O cartão é uma garantia da sua inscrição bem realizada e da confirmação do seu local de prova”, alerta Maria Inês Fini, presidente do Inep. O cartão foi liberado no dia 22. Para acessar o documento, é necessário digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição na página do participante.

 

Para que serve o cartão de confirmação? É o documento que confirma a inscrição de cada candidato no Enem, e traz os detalhes sobre o local de provas. Além do nome da rua e número do edifício, o cartão também informa, por exemplo, o número da sala em que cada estudante fará o exame. Como posso acessar o cartão de confirmação? Apenas pela internet. O cartão de confirmação ficará disponível para consulta a partir de segunda no site do Enem.

 

O acesso é individual, ou seja, é preciso inserir os dados pessoais e a senha para poder verificar o local de provas. Preciso levar o cartão de confirmação no dia do Enem? O Inep afirma que não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação no dia do exame, mas ele recomenda que todos os candidatos imprimam e levem o documento, porque ele facilita o acesso às informações e evitar confusões com o endereço e os horários da prova.