As Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMAJ) de Santo Antônio de Jesus, emitiram na noite deste último sábado (4), uma carta aberta à população na qual criticam a decisão do prefeito Rogério Andrade de manter o comércio fechado no município. As Entidades afirmam ainda que os casos de COVID-19 cresceram mesmo após prorrogação do decreto. Confira a nota:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Prezado (as),
Desde o mês de março, as Entidades Empresariais vem colaborando com a Prefeitura Municipal com diversas ações de promoção à saúde e prevenção do avanço do coronavírus, alinhados e não alinhados à manutenção das atividades econômicas adaptadas às normas sanitárias. Dentre as ações, desenvolvemos uma PROPOSTA DE PLANO PARA A RETOMADA SEGURA DO COMÉRCIO E DA FEIRA LIVRE, com protocolos sanitários a serem seguidos por todas as empresas. De acordo com a postura das Entidades Empresariais ao longo dos anos, buscamos sempre o diálogo e o respeito mútuo com a gestão municipal, independente de questões político partidárias.

No entanto, no dia 03/07, através de declaração em redes sociais, sem nenhum contato prévio com as Entidades Empresariais, o prefeito prorrogou o fechamento do comércio pela terceira vez, argumentando que a proposta de plano de retomada enviada pelas Entidades estava sendo analisada pela gestão. O Prefeito se equivoca ao colocar a decisão de manter o fechamento do comércio sob a responsabilidade da classe empresarial, sem apresentar evidências de que o fechamento do comércio tenha conseguido combater a propagação da COVID-19. Ao contrário, os dados mostram que o número de casos aumentou neste período com o comércio fechado, com as pessoas aglomerando em bancos, lotéricas, e em seus locais de residência.

Depois de 4 meses sem funcionamento regular, com uma grave crise econômica gerando o maior índice de desemprego dos últimos 06 anos na cidade, e sem previsão do fim da pandemia pelos próximos meses, o comércio precisa retomar suas atividades com todos os cuidados de prevenção para não fechar ainda mais portas e postos de trabalho. Reiteramos o compromisso das Entidades Empresariais com a condição de saúde da nossa população, dos nossos trabalhadores e estamos dispostos a nos adaptar ao “novo normal”, buscando juntos estratégias para preservar vidas e minimizar as perdas na economia, que já são enormes.

Estamos juntos nessa luta! O comércio vem fazendo a sua parte, adaptando as empresas às normas sanitárias. É necessário que a população colabore evitando aglomerações, e que a Prefeitura Municipal cumpra a sua parte ampliando leitos e serviços para atender à população. Fechar o comércio não é solução. Continuaremos juntos buscando estratégias de combate ao vírus, colaborando e mantendo o diálogo em defesa da vida.

Cordialmente,
Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ)

Câmara de Dirigentes Lojistas de Santo Antônio de Jesus (CDL)

Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus (SINCOMSAJ)

Sindicato Patronal de Bares, Restaurantes e Hotéis (SINDBARH)