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As pesquisas de hábitos de consumo procuram entender como os consumidores agem, os fatores que influenciam suas decisões de compra, o que, quando e onde eles costumam comprar seus produtos, e muito mais. Com esse tipo de pesquisa, ainda é possível identificar, de forma clara, questões específicas como por exemplo: as formas de pagamento preferidas dos consumidores; as mídias populares entre seu público; o que o consumidor pesquisa antes de fazer uma compra; quanto eles costumam investir em determinados produtos; e com que frequência e prioridade realizam suas compras.

Para isso, as Entidades Empresariais, afim de apoiar os empreendedores locais em suas decisões, fornecendo dados e insights que vão potencializar qualquer ação realizada em um negócio, realizaram uma Pesquisa de Hábitos de Consumo em Santo Antônio de Jesus no período de 18 de junho a 31 de julho de 2019.

O tipo de pesquisa utilizado foi a amostragem aleatória simples – um subconjunto de indivíduos (consumidores em Santo Antônio de Jesus) selecionado totalmente ao acaso a partir de um conjunto maior (áreas de abrangência comercial da cidade). Tendo um total de amostragem de 615 pesquisados, através da pesquisa online e entrevista in loco de um questionário com 12 (doze) perguntas.

Na análise dos dados coletados, pode-se conduzir à construção de algumas considerações preliminares, indicativas de caminhos a serem trilhados em futuras investigações, conforme se verá a seguir. No que diz respeito a cidade em que o consumidor entrevistado reside, 37% são moradores de Santo Antônio de Jesus, 63% são de outros municípios como, Salvador, Laje, Valença, Varzedo, Mutuípe, Muniz Ferreiras, entre outras cidades circunvizinhas.

Sendo que este púbico possui uma equivalência no que diz respeito ao estado civil, casado (50,6%) e solteiro, viúvo ou divorciado (49,4%). Referente a faixa etária, 59,5% dos entrevistados possuem até 40 anos de idade; 40,5% estão acima disto. Destes 51,4% informaram ser do sexo feminino e 48,6% do sexo feminino.

Quando perguntado o que mais motiva comprar em Santo Antônio de Jesus, o entrevistado escolheu até duas opções. Em primeiro lugar, com 55,1% dos votos, foi escolhido o requisito “preço”; em segundo lugar, com 41,7% dos votos válidos, foi escolhido “variedade dos produtos/ serviços” e em terceiro lugar, com 25,3% dos votos, os consumidores afirmaram que seria a “qualidade dos produtos/serviços”.

Já no que condiz a qual segmento o consumidor busca com mais frequência no município, os três com maior índice de votação foram, comércio varejista (54%), supermercados (46,2%) e feira livre (26%) e serviços de saúde (25,2%). A frequência de compras destes consumidores atingiu 71,5% com frequências entre mais de uma vez por semana, uma vez por semana e duas vezes no mês. Os que informaram que a frequência está entre uma vez no mês ou a cada dois meses e/ou esporadicamente, ficou entre 28,5%.

Na análise dos dados no que corresponde a escolha de até dois dias da semana que o consumidor costuma visitar a cidade, a estimativa entre as três opções mais votadas foram, 53,5% (sábado), 53% (sexta-feira) e quarta-feira (51,7%). Já no que diz respeito ao deslocamento desses consumidores, 38,8% informaram que se deslocam de transporte próprio, 43,3% estão entre os que utilizam ônibus, vans/topics, moto táxi e transporte alternativo, 16,9% informaram que reside em Santo Antônio de Jesus e não optaram por nenhuma das outras alternativas.

Questionado aos consumidores quais meios de pagamentos (até duas respostas) mais utilizam para comprar em Santo Antônio de Jesus, as três opções que mais se destacaram foram dinheiro (76,7%), cartão de crédito (45,7%) e crediário/promissória (14,1%).

Analisado onde os consumidores costumam procurar informações quando desejam pesquisar alguma empresa no município, 43,1% informaram que costumam ir na própria loja; 29,8% buscam por amigos e/ou conhecidos; 7,2% visitam o site da empresa; 14,5% buscam as redes sociais e 5,4$ pesquisam no Google. No que diz respeito qual a rede social que o consumidor acessa com mais frequência, instagram (33,8%); facebook (37,1%); linkedin (0,5%); youtube (4,2%) e os que informaram que não possui rede social (24,4%).

Por fim, solicitado que de 0 a 10 o consumidor atribuísse uma nota ao atendimento em Santo Antônio de Jesus, as três notas mais votadas foram: nota 9 (26,8%); nota 8 (23,7%) e nota 10 (18,7%). No campo de sugestões, dentre as diversas pontuações dos consumidores, uma que se destacou foi a necessidade de melhoria do trânsito da cidade.

Diante dos dados coletados torna-se ainda mais visível que conhecer o perfil do cliente, compreendendo seus desejos, necessidades, hábitos e pensamentos, é uma necessidade cada vez mais abrangente dentro de um mercado competitivo. O estudo dos hábitos de consumo de um cliente consegue identificar os aspectos que geram impacto no processo de compra de um produto ou serviço. Com isso, é possível adequar o material de venda para que ele se torne mais atraente para o consumidor. Acesaj