EC Bahia

A semana do Bahia foi iniciada de forma conturbada. Mas a derrota para o Flamengo não foi o principal estopim para a perturbação no Fazendão. O principal responsável para a crise foi o atacante Gilberto, que, na saída do Maracanã, concedeu entrevista e afirmou que gostaria de defender o Rubro-Negro carioca após o fim do contrato com o Tricolor.

A declaração não caiu bem e o atacante, que enfrenta um jejum de dez jogos sem marcar, foi alvo de críticas da torcida. Com a repercussão negativa, ele gravou um vídeo para se desculpar. O zagueiro Ernando espera que o caso tenha se encerrado com o pedido de perdão de Gilberto. No domingo, o Bahia recebe o Palmeiras na Arena Fonte Nova, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

– Não cheguei a conversar com ele. Mas ele reconheceu que não foi a melhor hora para falar sobre esse assunto. Ele pediu desculpas, e esperamos que o torcedor possa apoiá-lo dentro de campo. Não tem muito o que falar sobre esse assunto, ele já esclareceu. Espero que o torcedor possa compreender e nos apoiar.

Contra o Palmeiras, o Bahia tentará encerrar a má fase na Série A. O time completará um mês sem vencer no sábado. São seis partidas sem triunfos, com quatro derrotas e dois empates. Os resultados ruins fizeram o Tricolor ficar distante da briga por uma vaga na Libertadores da América de 2020. Atualmente, a equipe treinada por Roger Machada está na 9ª posição, com 43 pontos, seis a menos que o Internacional, que está em 7º, limite da zona de classificação para o principal torneio do continente.

Ernando avaliou a sequência ruim do Bahia. Para o zagueiro, a derrota para o Ceará em Salvador e o empate com o Cruzeiro em Belo Horizonte tiveram um peso especial no período sem triunfos.

– No jogo contra o Ceará, foi ponto crucial para essa fase ruim. Estávamos ganhando de 1 a 0 e, infelizmente, deixamos o triunfo escapar. A partir daí, começamos sequência negativa e mostramos evolução em alguns jogos, como contra o Cruzeiro fora de casa. Esse jogo contra o Flamengo, fizemos primeiro tempo excepcional, neutralizando equipe muito forte. Infelizmente, no segundo tempo, a equipe deles fez modificações, cresceu, e a gente não conseguiu segurar o resultado. Esquecer o que passou e conseguir esse triunfo o mais rápido possível para levantar a moral do grupo e, nos próximos jogos, pontuar o mais rápido possível para olhar para cima e não para baixo.

Para acabar com a má fase, Ernando usa como exemplo o primeiro tempo do jogo contra o Flamengo, quando o Tricolor anulou o ataque rubro-negro e abriu o placar com gol contra de William Arão.

– Não só primeiro tempo contra o Flamengo, mas vários jogos no primeiro turno, que a equipe se mostrou muito organizada, com jogadas variadas de transição. Temos que nos espelhar no que fizemos em todo o campeonato para que a gente possa fazer uma reta final melhor. Segundo turno deixamos a desejar. Só dentro de campo, com os resultados, podemos sair dessa situação.

Ernando é opção para a vaga de Juninho, que não enfrenta o Palmeiras por questões contratuais. O Bahia também tem os desfalques do meia Alejandro Guerra e do atacante Artur. Marco Antônio, com lesão no pé, é dúvida para a partida. Globoesporte