EC Vitória

O triunfo do último sábado, sobre o Paraná, animou os torcedores do Vitória. O time baiano ainda não saiu do Z-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, mas o bom resultado gerou otimismo sobre o futuro da equipe baiana na competição. Porém, o técnico Carlos Amadeu não compartilha da euforia.

Ainda no fim de semana, ele afirmou que a meta é fazer um fim de primeiro turno que possa trazer tranquilidade. Só depois, objetivos mais ambiciosos serão levados em consideração.

“Primeiro passo é se fazer, nesses cinco jogos nesse turno, trazer para outro patamar, para depois tentar pensar em algo maior”, disse Amadeu na noite do último sábado, logo após o triunfo sobre o Paraná. O Rubro-Negro tem mais quatro jogos até o fim do primeiro turno.

Portanto, são 12 pontos em disputa. Os adversários serão CRB, América-MG, Operário e Coritiba, em duas partidas no Barradão e outras duas fora de Salvador. O Vitória vem de três triunfos seguidos como mandante na Série B, mas ainda não venceu como visitante.

Jogos do Vitória no 1º turno da Série B

Data Partida Local
18/08 CRB x Vitória Rei Pelé (Maceió)
21/08 Vitória x América-MG Barradão (Salvador)
24/08 Vitória x Operário Barradão (Salvador)
27/08 Coritiba x Vitória Couto Pereira (Curitiba)
Até aqui, o Vitória tem a 9ª melhor campanha como mandante da Série B, com 12 pontos em 21 disputados. Já como visitante, o time baiano tem o pior aproveitamento do campeonato, com dois pontos em 24 disputados.
Com o bom resultado do último sábado, a equipe baiana deixou a lanterna da Série B e subiu para a 17ª posição, com 14 pontos. O Vila Nova é o primeiro time fora do Z-4, com um ponto a mais que o time baiano.

Dos próximos adversários, CRB e Coritiba brigam na parte de cima da classificação. Comandado por Marcelo Chamusca, o time alagoano tem 23 pontos e ocupa a 6ª posição, enquanto o Coxa é o vice-líder, com 26 pontos. Já Operário e América-MG figuram na metade de baixo da tabela. A equipe sul-mato-grossense está na 11ª colocação, com 21 pontos, e o Coelho, em 18º, tem 14 pontos.

Comparativo com a Série B de 2018

A campanha atual do Vitória é inferior à do Sampaio Corrêa, time que ocupava a 17ª posição na Série B de 2018. No encerramento da 15ª rodada, o clube maranhense tinha 16 pontos, dois a mais que a campanha atual do Rubro-Negro baiano, primeiro time do Z-4.

Utilizado como exemplo a ser seguido por Felipe Gedoz no início de julho, o Goiás tinha, na época, uma campanha muito superior à do Rubro-Negro. Em 2018, o Esmeraldino entrou na 16ª rodada com 21 pontos conquistados, sete a mais do que o Vitória possui hoje.

O Goiás, que conquistou o acesso no fim da temporada, encerrou o turno da Série B de 2018 com 27 pontos, na 9ª posição. Neste ano, mesmo que o Vitória tenha 100% de aproveitamento nos quatro jogos restantes até o fim da primeira metade da Segunda Divisão, não conseguirá alcançar a campanha esmeraldina. Globoesporte