Foto: Ricardo Stuckert / PR

A jovem brasileira Shahed Al-Banna, de 18 anos, se emocionou ao chegar a Brasília com o grupo de repatriados resgatados na Faixa de Gaza. As 32 pessoas chegaram a capital brasileira na noite de segunda-feira (13) e desembarcaram na Base Aérea de Brasília, em uma aeronave da Força Aérea do Brasil (FAB), que saiu do Egito.

“Eu até agora não estou conseguindo acreditar que eu estou aqui. Eu estou muito feliz, estou muito emocionada por estar aqui, de verdade”, disse Shahed.

O grupo foi recebido por autoridades brasileiras, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em declaração à imprensa, Shahed contou que morava em São Paulo, mas teve que ir para a Faixa de Gaza porque a mãe ficou doente e queria se despedir da família. Ela disse, ainda, que morou na região do conflito durante um ano e meio.

“Eu agradeço muito do fundo do meu coração e todos nós que conseguimos chegar aqui hoje também agradecemos muito do fundo do coração a todos que ajudaram a gente a chegar aqui”, afirmou a jovem. Shahed contou também que teve a casa destruída durante os conflitos. “Queria muito poder ajudar a retirar o resto dos nossos familiares de lá. Espero que a gente vá conseguir também”, completou.

Shahed Al-Banna é uma das brasileiras que fez relatos da situação na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Hamas e Israel. No mês passado, em entrevista à GloboNews, ela relatou que brasileiros e palestinos que se abrigavam em uma escola de Gaza tinham sido orientados a deixar o local com urgência.

“A situação está desesperadora, está difícil. As crianças estão chorando. Eu estou em uma escola. E a irmã da igreja disse que a escola não é mais um lugar seguro. Não podemos mais ficar aqui, os israelenses vão atacar todos os lugares”, disse a jovem na ocasião.

“Eles mandaram o povo de Gaza sair. Todos os brasileiros aqui estão desesperados, não sabemos para onde ir. Temos que ir para o Sul, mas não sabemos quem vai nos receber. Não temos o que fazer, não sei”, completou Shahed durante a entrevista. G1