Tranquilidade de um lado, pressão do outro. Até pouco tempo, esse cenário seria facilmente identificável como o de Bahia e Vitória, respectivamente. Mas não é assim que se desenha o momento dos clubes. E em especial para os goleiros Douglas e Ronaldo. Embora seja titular inquestionável no Tricolor, Douglas vai para o Ba-Vi deste sábado em baixa após falhar contra o River-PI, no jogo que resultou na eliminação do time na Copa do Brasil.

Já Ronaldo, buscando novamente se firmar na equipe enquanto o Rubro-Negro procura um novo goleiro, teve na última exibição contra o Sport uma atuação de destaque. O Ba-Vi deste sábado vai ser novamente com torcida única e está marcado para as 18h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Douglas tem 31 anos e chegou ao Bahia no início de 2018 para suprir a lacuna deixada pela venda de Jean para o São Paulo.

Douglas tem 107 jogos pelo Bahia, todos como titular — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Não demorou a se tornar titular e peça importante nos melhores momentos do time no Campeonato Brasileiro de 2019. Não à toa, volta e meia ele figurou entre os maiores pontuadores no Cartola FC. Só que Douglas chega para a partida deste sábado com o peso de uma eliminação precoce.

O goleiro tem dois jogos pelo clube em 2020, mas o número poderia ser maior se ele não tivesse sido expulso diante do Santa Cruz, na abertura da Copa do Nordeste, e cumprido suspensão contra o Imperatriz. Só que o pior veio contra o River-PI, pela Copa do Brasil. O defensor falhou no único gol do Galo, e o Bahia foi eliminado. Ao todo, ele tem 107 jogos pelo Tricolor, todos como titular.

Já Ronaldo, envolto em desconfiança, busca se firmar no Vitória. Revelado pelo Rubro-Negro, o goleiro foi tratado nas categorias de base como uma das joias do clube. Ele ganhou as primeiras oportunidades time titular em 2018, aproveitando o vem e vem do gol da equipe – somente nesta temporada, o Vitória chegou a ter cinco goleiros diferentes.

Ronaldo tem 42 jogos pelo Vitória, 40 como titular — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação

Contudo, Ronaldo mostrou insegurança, perdeu a posição, inclusive sendo integrado ao time sub-23 em algumas oportunidades. E como nenhum goleiro do time se firmou, coube a Martín Rodríguez, em 2019, assumir o posto e se garantir na equipe titular. Mas o uruguaio rompeu o ligamento do joelho, e a oportunidade caiu novamente “nas mãos” de Ronaldo.

Nos primeiros jogos sem Martín, Ronaldo ocupou bem o espaço e teve boa atuação. Ele foi destaque do time no empate contra o Sport, na última rodada do Nordestão. Ao todo, Ronaldo soma 42 jogos pelo time principal do Vitória, 40 como titular.

Em campo, Ronaldo e Douglas colocam em jogo a invencibilidade dos seus times no Nordestão. O Bahia tem cinco pontos em dois jogos e ocupa a segunda posição no Grupo A. O Vitória empatou as duas partidas que disputou e é o 5º do Grupo B. Globoesporte