Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE/Reprodução

Um vídeo falso que circula nas redes sociais e em diversos grupos de WhatsApp, mostra o ex-presidente Lula dizendo que conversou “com o demônio”. A montagem, destinada a grupos evangélicos, foi feita em cima de um vídeo em que Lula discursa num encontro com representantes de religiões de matriz africana na Bahia.

Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, no vídeo original, Lula disse: “Ontem, quando eu cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um Xangô, e nas redes sociais do bolsonarismo, eles estão dizendo que eu tenho tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e que o demônio está tomando conta de mim. É uma campanha massiva, é uma campanha violenta, como eles sabem fazer, do mal”.

Já no vídeo editado, foi retirada a parte em que Lula diz que nas redes sociais do bolsonarismo estão dizendo isso. Com o corte feito no vídeo falso, parece que Lula é quem diz que está falando com o demônio, que estaria tomando conta dele. A montagem faz parecer que Lula teria dito isso: “Ontem, quando eu cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um Xangô e uma relação com o demônio. Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim”.

No encontro, que foi transmitido ao vivo pelo YouTube, o ex-presidente relembrou que é católico, mas que todas as religiões serão tratadas da mesma forma, se ele for eleito. O vídeo foi repassado à coluna por uma das principais lideranças evangélicas do país, que não havia percebido a edição e o compartilhou acreditando que se tratasse de um vídeo verdadeiro. (BN)