Foto : Valter Pontes/Secom/PMS

Faltando quatro dias para assumir como novo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) anunciou nesta segunda-feira (28), o seu secretariado. Na ocasião o democrata destacou que vai manter o equilíbrio fiscal, que chamou de “regras fundamentais da gestão”. “Todos os ajustes que nos fizemos na máquina administrativa nos não aumentamos em um real sequer com a criação de qualquer cargo”, afirmou Bruno. “Com a estrutura que nos já tínhamos, inclusive extinguindo alguns, é bom deixar claro que não criamos um quadro novo”, ressaltou o novo prefeito de Salvador.

Entre as mudanças em relação a estrutura da gestão de ACM Neto (DEM), padrinho político de Bruno Reis, está a presença feminina. São 12 mulheres no total. O fato também foi destacado pelo novo prefeito no discurso. Bruno Reis também falou sobre o caráter técnico da escolha dos nomes. “Disse na campanha que não tinha preconceito de escolher esse ou aquele quadro de qualquer partido, o que ia colocar como condição é que a pessoa tivesse condição técnica”, afirmou.

Questionado sobre a manutenção do secretário municipal da Saúde, Leo Prates, Bruno justificou que “prevaleceu foi o espírito público dele”. Prates havia dito em entrevistas à imprensa que considerava a possibilidade de assumir a cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ele foi eleito deputado estadual em 2018, mas logo em seguida assumiu cargo de secretário da gestão de Salvador, primeiro à frente da Sempre e depois da SMS.

“Eu conversei com Leo é mais uma vez o que prevaleceu foi o espírito público dele. Como vocês sabem, Leo poderia ser meu candidato a vice prefeito e lá atrás ele abriu mão de seu projeto político pessoal pra continuar à frente da pasta da saúde e agora mais do que nunca a cidade vai precisar dele”, disse Bruno durante o discurso.

Além da Saúde, por causa da pandemia da Covid-19, a Educação está entre as pastas que terão atenção da gestão. Desde março as aulas presenciais estão suspensas em todo estado e essa será a grande dificuldade do novo titular da Smed, Marcelo Oliveira. Segundo Bruno, o novo secretário transformou a educação de Mata de São João no melhor Ideb da Região Metropolitana de Salvador. (Bahia Notícias)