Reza e forró marcaram a abertura do melhor São João do Interior, em Santo Antônio de Jesus, na quarta-feira (19), no Espaço do São João. Na tradicional missa festiva, o padre Nelson Franca pediu bênçãos juninas ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, para que a grande festa aconteça em clima de muita paz e alegria. Na primeira noite de celebrações, a fé e o forró pé de serra contagiaram o público na maior cidade do Recôncavo baiano com shows do cantor Zé de Belém abrindo a noite em um dos dois palcos principais, seguido das apresentações de Willian Sanfona, Janio Santana e Orquestra Sanfônica de SAJ.

De manhã, o prefeito Genival Deolino, a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito, e representantes da segurança, apresentaram a infraestrutura do evento para a imprensa. Destaque para a nova pavimentação do circuito oficial e o novo formato do palco, com um sistema de som e luz de última geração.

A partir de hoje (quinta) até domingo, as principais estrelas da música nordestina irão atrair mais de 100 mil pessoas por noite no maior destino turísmo junino da Bahia. No Espaço do São João, os shows começam com a programação oficial: Xand Avião, Dorgival Dantas e Neném Coração de Vaqueiro (quinta-feira – 20/06); Calcinha Preta, Leo Santana e Danniel Vieira (sexta-feira – 21/06); Netinho, Tarcísio da Acordeon, Maiara e Maraisa e Kart Love (sábado – 22/06); Wesley Safadão, Flávio José e Jaldo Rodrigues (domingo – 23/06); Estakazero e Cavaleiros do Forró (24/06).

A programação se completa com apresentações de artistas locais: Jerônimo Medeiros, Os Cumpadi , Biel Oliveira, Toque Dez e Jow o Show (quinta – 20/06); Mara Ribeiro, Juliano SS, Lauana Prado,  e Luziel (sexta-feira – 21/06); Banda Astral A3, Netinho, Carol Souza e Sam e Kawan (sábado – 22/06); Joyce França, Selo do Amor, Verena Santana, Lucas Queiroz e Tony Azevedo (domingo – 23/06); e Flor do Nordeste, Forró Menina Bonita, Lara Amélia e Alice Morais (segunda – 24/06)  Com estes shows, os dois palcos principais irão somar 40 horas de muita festa.

Com uma programação de festas juninas, o forró vai tomar conta da cidade. O Forró dos Idosos (22/06), será animado por Da Lapa e Yasmin Santiago; o Forró das Crianças (23/06), terá música de Fabianna Sampaio e Maria Clara; e o Vila do Forró, das 14 às 04h, com uma variedade de atrações da Vila da Agricultura.

O Espaço do São João também vai receber a Tenda da Diversidade LGBTQIA+ e o Palco Alternativo, com shows de Hematêmese, MC Cuca e Banda Intuição (22/06); Lord Skarf e Banda Conexão (23/06) e Clube Do Choro, Banda Cortando Chão e Val Maloca (24/06).  Fora do circuito oficial acontece o Forró do Mercado Municipal, a partir das 10h30, com Forrozão do Gago (19/06), Forró + Eu (20/06), Patrícia nas Raízes do Forró (21/06) e Forró Doce Paixão (22/06). A programação junina será encerrada com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 29 e 30 de junho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

INFRAESTRUTURA GERAL

Além de dois modernos palcos com infraestrutura de ponta e nova pavimentação, o Espaço do São João recebeu em anexo um backstage mais espaçoso e confortável, equipado com camarins e sala de imprensa. A decoração é uma atração à parte do São João, com as ruas e o Espaço do São João enfeitadas com coloridas bandeirolas, que consumiram 6.000 quilos de materiais. A decoração e o ritmo do forró se estendem até a Feira Livre, outra atração concorrida da cidade que reúne agricultura familiar, culinária e produtos regionais, entre muitas outras novidades.

Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 120 famílias à frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atende os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham na barraca. A área de shows também contará com espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 250 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.

Para maior segurança do público, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em pontos estratégicos. A equipe de segurança será reforçada com seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal. Os profissionais envolvidos na organização do evento é um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO

Horário: A partir das 19h

Local: Espaço do São João

*Confira a programação com a ordem dos shows no calendário em anexo ao e-mail.

Quinta-feira (20/06): Jerônimo Medeiros, Os Cumpadi, Biel Oliveira, Xand Avião, Toque Dez, Dorgival Dantas, Nenen Coração de Vaqueiro e Jhon o Show.

Sexta-feira (21/06): Mara Ribeiro, Juliano SS, Calcinha Preta, Launa Prado, Leo Santana, Luziel e Danniel Vieira.

Sábado (22/06): Banda Astral A3, Netinho, Tarcísio do Acordeon, Maiara e Maraisa, Carol Souza, Sam e Kawan e Kart Love.

Domingo (23/06): Joyce França, Selo de Amor, Verena Santana, Wesley Safadão, Jaldo Rodrigues, Flávio José, Lucas Queiroz e Tony Azevedo.

Segunda-feira (24/06): Flor do Nordeste, Forró Menina Bonita, Estakazero, Lara Amélia, Cavaleiros do Forró e Alice Moraes.

PROGRAMAÇÃO JUNINA

19 a 22/06 – Forró do Mercado Municipal, a partir das 10h30. Atrações: com Forrozão do Gago (19/06), Forro + Eu (20/06), Patrícia nas Raízes do Forró (21/06) e Forró Doce Paixão (22/06)

22/06: Forró do Idosos – A partir das 14h – atrações Da Lapa e Yasmin Santiago.

23/06: Forró das Crianças – A partir das 14h – atrações Fabianna Sampaio e Maria Clara.

21 a 24/06: Forró da Vila da Agricultura, Tenda da Diversidade LGBTQIA+ e Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop)

09 e 30/06: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural de SAJ.