Os dois ferries que foram leiloados pelo governo da Bahia foram retirados da marina de Aratu, na região metropolitana de Salvador, na sexta-feira (26). As embarcações foram levadas para o Porto da Laje, a cerca de 3 km do local.

Uma operação especial foi montada para que o transporte dos navios seja feito com segurança, sem oferecer riscos para o meio ambiente. A preparação para a mudança das embarcações de local começou no dia 15 deste mês.

Os ferries são o Monte Serrat, que está fora de operação há 20 anos, e o Ipuaçu, que está desativado há 5 anos. Para ser transportado, o ferry Monte Serrat foi envelopado com uma lona de 80 metros, porque o casco da embarcação está muito danificado.

As duas embarcações foram adquiridas por uma empresa que atua no comércio de metais, no ano passado. As embarcações foram arrematadas por R$ 117 mil, valor inferior ao custo anual para manter os barcos na marina, que era de R$ 140 mil.

A reciclagem de navios deve seguir normas internacionais com relação a medidas ambientais e de transporte, para garantir a segurança até o momento em que os ferries cheguem ao destino.

Cada um dos ferries pesa cerca de mil toneladas. Como os barcos já tiveram os motores retirados eles foram rebocados. Por isso, foram observadas as condições de maré e clima para o transporte. G1