O movimento de passageiros e veículos no sistema ferry-boat é tranquilo na manhã desta terça-feira (1º), nos terminais de Salvador e Ilha de Itaparica. De acordo com a Internacional Travessias, empresa que administra o sistema, seis embarcações estão operando em esquema de bate-volta. As embarcações em trânsito são Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Pinheiro e Anna Nery.

 

A previsão é de que o movimento aumente pela tarde, especialmente no terminal de Bom Despacho, por conta do retorno das pessoas que foram passar as festas de fim de ano na Ilha de Itaparica. A travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande também tem movimento tranquilo na manhã desta terça segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia.

 

Desde as 5h, o sistema cumpre horários fixos de saída de meia em meia hora e conta com oito embarcações. A partir do meio dia, quando começa o retorno de quem foi passar o feriadão na Ilha de Itaparica, a previsão é de 10 embarcações em tráfego e saídas de 15 em 15 minutos. A Astramab recomenda aos usuários que, se possível for, antecipem o retorno para evitar os horários de pico do final da tarde e, consequentemente, a fila para embarque.

 

Nesta terça-feira, o último horário saindo de Salvador será às 20h. De Mar Grande, a última embarcação sairá às 18h30. Para quem vai para o Morro de São Paulo, a saída está tranquila, com passagens para todos os horários. No retorno do feriado, todos os horários do dia serão com lotação completa dos catamarãs.

 

Os próximos horários saindo de Salvador são às 9h, 10h30, 13h e 14h30. Do Morro para a capital as saídas hoje são 9h, 11h30, 13h e 15h. A procura pelas escunas que fazem o passeio turístico pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos é grande. As escunas saem às 9h para o “Passeio às Ilhas” e retornam a Salvador às 17h30.