Foto: Max Haack/Ag Haack

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou, nesta última quarta-feira (26), que tapumes serão colocados na praia do Rio Vermelho para evitar acesso do público no dia 2 de fevereiro, quando acontece a tradicional Festa de Iemanjá em Salvador. Bruno ainda citou outras restrições para a data, no entanto, os detalhes serão divulgados na quinta-feira (27). “O que posso adiantar aqui é que vamos fazer o tamponamento da praia [do Rio Vermelho] e que também terá uma série de restrições de utilização de som e comercialização de produtos”, afirmou.

Já os bares e restaurantes poderão funcionar normalmente, mas não poderão utilizar sistema de som. Além disso, Bruno Reis afirmou que o trânsito não será fechado na região, como mais uma medida para evitar aglomerações. O prefeito ainda fez um apelo à população para deixar os presentes para Iemanjá em outras praias e não apenas na do Rio Vermelho.

“A gente faz um apelo para as pessoas que querem deixar seu presente para Iemanjá, que possam fazer nos 64 quilômetros de orla de Salvador, evitando assim a aglomeração”.
Em 2021, a Festa de Iemanjá aconteceu sem a presença de público, por causa da pandemia da Covid-19. Um “presente” coletivo foi levado ao mar por pescadores e entidades religiosas, e o acesso à praia ficou fechado desde o dia 1º de fevereiro. G1