Dois dias depois da jornalista da Rede Globo em Brasília, Delis Ortiz, ser deslocada do Planalto para a cobertura no Congresso (relembre aqui), a profissional que atua em reportagens do “Jornal Nacional” retornou ao seu posto anterior.

A reviravolta no caso foi motivado pelo desligamento da filha da global no cargo que havia sido designada no governo e que tinha motivado a mudança da atuação de Delis no noticiário. As informações são do colunista Maurício Stycer, do UOL.

Por conta própria, Ortiz teria comunicado anteriormente a Globo que gostaria de sair da cobertura do Planalto baseada nos princípios editoriais da emissora que aconselham “evitar situações que possam provocar dúvidas sobre o seu compromisso com a isenção”. Concordando com a atitude da jornalista, o canal prontamente deslocou Delis para a outra área no dia 22 de abril.

Nomeada para um cargo na Secretaria-Geral da Presidência da República, a filha de Delis trabalhou simplesmente por um dia e foi, logo em seguida, desligada da função com o cancelamento da contratação no dia 24 de abril. Para além disto, a filha da jornalista teria sido dispensada do posto sem nenhuma informação em relação aos motivos de seu desligamento.

Ciente da saída, a Globo designou Ortiz novamente às suas funções iniciais no Planalto. Procurada pelo colunista do UOL para prestar algum tipo de esclarecimento, nesta quinta-feira (25), a Secretaria-Geral da Presidência da República não respondeu aos chamados.