EC Bahia

O clima no Bahia voltou a ficar mais leve. Depois de três triunfos seguidos, o tricolor conseguiu dar uma boa respirada no Campeonato Brasileiro. Mas hoje, o Esquadrão tem um novo desafio para tentar se manter distante da zona de rebaixamento. A partir das 18h, o tricolor encara o Coritiba, no estádio Couto Pereira, pela 21ª rodada do Brasileirão.

O duelo é um confronto direto, já que os paranaeses são o primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 20 pontos, cinco a menos que o tricolor, que está em 9º. Por isso, o Esquadrão sabe que o triunfo significaria abrir oito pontos da degola e respirar de vez na competição nacional.

A atenção em Curitiba será redobrada também por conta de outro aspecto. A campanha do Bahia fora de casa não tem sido animadora. Em todo o primeiro turno, o time ganhou apenas um jogo longe dos seus domínios, quando bateu o Botafogo, por 2×1, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela primeira rodada da Série A.

“A gente sabe que vinha pecando muito, muita desatenção durante os jogos, e não conseguia sair com o resultado positivo. Agora eu acredito que seja mais questão de cobrança um em cima do outro dentro do grupo, questão de concentração, e a gente reencontrou o caminho dos triunfos”, disse o zagueiro Juninho, confiante.

Por sinal, diante do Coritiba Juninho vai reencontrar o clube que o revelou. Questionado se comemorará caso marque gol sobre o alviverde, o defensor explica que não vê problema nisso e que usaria o momento de ‘lei do ex’ para extravasar junto com os companheiros.

“Vou comemorar sim, é a melhor forma de extravasar a alegria, o momento que estamos vivendo no Bahia. Não creio que seja desrespeito a nenhum clube comemorar gol, mas uma forma de alegria dentro do grupo. Comemorar com os meus companheiros é essencial”, afirmou.

Problemas lá e cá
Em meio a maratona de jogos que tem enfrentado, o técnico Mano Menezes ganhou boas notícias para o jogo desta segunda. O tricolor terá os retornos dos volantes Gregore e Elias. A dupla cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na vitória de 2×1 sobre o Fortaleza e agora volta a ficar à disposição do comandante.

Por outro lado, Mano não terá o líder de assistências do time. Principal garçom na temporada, com oito passes para gol, o lateral esquerdo Juninho Capixaba recebeu o terceiro amarelo e está fora da partida. A saída de Capixaba abre espaço para disputa pela vaga no setor. A tendência é de que Zeca seja o escolhido para ser titular diante do Coxa, mas o prata da casa Matheus Bahia corre por fora.

Do outro lado, o alviverde também tem problemas. Ou melhor, muitos problemas. O Coritiba vive um surto de covid-19 e pelo menos nove jogadores estão impedidos de encarar o tricolor. Entre os nomes divulgados estão: o goleiro Muralha, o lateral Patrick Vieira e os meias Matheus Galdezani, Nathan Silva e Matheus Bueno.

Outros dois atletas também testaram positivo e não tiveram os nomes revelados. Pelo mesmo motivo, o técnico Rodrigo Santana também está fora. O auxiliar Pachequinho comandará o time na beira do gramado. Ao todo, entre funcionários e elenco no futebol, são 16 infectados. Completam a lista de desfalques os atacantes Yan Sasse, suspenso, e o argentino Ezequiel Cerutti, machucado. (Correio da Bahia)