EC Bahia

Quando aceitou o convite para treinar o Bahia, o técnico Mano Menezes deixou claro que considerava ser possível brigar por uma vaga na pré-Libertadores, objetivo este que também era o da diretoria tricolor desde o início da temporada.

A sequência de nove jogos sem vencer tornou o caminho do Bahia muito mais complicado, e o próprio Mano tratou de afirmar que a preocupação dele, no momento, era fazer a equipe voltar a vencer para readquirir a confiança.

O primeiro passo foi conquistado na última quarta-feira, com a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, no Engenhão. E agora, é possível voltar a sonhar? Vamos às contas.

Tomando como base apenas a última edição do Campeonato Brasileiro, o Bahia precisaria fazer os 56 pontos alcançados pelo Corinthians, que terminou o campeonato na 8ª posição, para conquistar uma vaga na Pré-Libertadores. O Internacional, com 57 pontos, também garantiu vaga na fase preliminar da competição continental.

Como tem 12 pontos até aqui, o Bahia teria que somar pelo menos mais 44, que seriam alcançados com 15 vitórias, ou 14 vitórias e dois empates. Ainda restam 26 partidas de Série A pela frente, portanto são 78 pontos em disputa.

Isso significa que o Bahia precisa fazer uma campanha de 56% de aproveitamento, bem superior aos atuais 33%.

Quando foi demitido do Palmeiras, seu último clube, em dezembro do ano passado, Mano tinha 63% de aproveitamento: 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Do Cruzeiro, o treinador foi demitido com 56,7% de aproveitamento. Nos seus últimos trabalhos, portanto, ele conseguiu o aproveitamento que o Tricolor precisa para brigar pela vaga ao fim da Série A.

Para Mano Menezes, a chave para o Bahia era voltar a vencer o mais rápido possível, já que a equipe mostrou evolução contra Athletico-PR e, principalmente, diante do Corinthians.

A defesa está mais sólida, não oferece os mesmos espaços de antes e por pouco não saiu de campo sem ser vazada contra o Botafogo. O treinador ainda está insatisfeito, porém, com o acabamento das jogadas nos contra-ataques.

O Bahia entra em campo neste domingo, às 18h15 (de Brasília), quando enfrenta o Sport em busca do segundo triunfo consecutivo, no estádio de Pituaçu. Globoesporte