EC Vitória

Em noite inspirada de Ronaldo, o Vitória bateu o Bahia por 2 a 0 neste sábado, e venceu a primeira partida na Copa do Nordeste. De quebra, o Rubro-Negro encerrou um tabu de 12 jogos sem vencer o maior rival – até então o segundo maior entre todos os clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro. Thiago Carleto e Vico marcaram os gols da partida.

Com ao menos três grandes defesas, o goleiro Ronaldo foi o grande personagem do jogo. O defensor, que herdou a posição de titular após a grave lesão de Martín Rodríguez, teve uma atuação que contrastou com a do adversário. Douglas falhou no primeiro gol e escutou vaias da torcida a cada toque na bola. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Geninho avaliou o desempenho dos dois goleiros.

  • [Ronaldo] Confirmou aquilo que nós sabíamos que ele pode fazer. Já estava com a gente no ano passado, vinha buscando seu espaço. Apenas acabou não aparecendo em virtude das boas atuações do Martín. Mandava o bom senso que reiniciasse com quem havia terminado, mas havia a certeza de que, se precisássemos do Ronaldo, teríamos um goleiro de muita qualidade. Está mostrando que é um grande goleiro. Bom para ele, bom para o time, bom para todo mundo – disse Geninho.
  • Considero o Douglas um dos melhores goleiros do Brasil. Acompanhei ele no Avaí durante muito tempo, ele teve uma atuação espetacular lá. Aqui no Bahia também. Foi considerado um dos melhores do Brasil no ano passado. Como todo jogador, tem um período que não é bom. O grande problema do goleiro é que o erro é fatal. O Bahia teve um decréscimo em relação à produção do ano passado, e isso começa a estourar lá atrás. Teve infelicidade. Douglas não deixou de ser um grande goleiro. Apenas está junto com sua equipe. Só que, como grande goleiro, aparece muito mais o erro. Acho que o Douglas tem que ter tranquilidade e personalidade – continuou o técnico sobre Douglas.

Geninho também comentou a moral elevada do time com o resultado deste sábado. Além do Bahia, o Rubro-Negro enfrentou Fortaleza e Sport, equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, e não perdeu.

  • Uma vitória já traz sempre um ânimo maior e uma confiança maior. Principalmente em uma equipe que ainda está sendo formada. Foi completamente desmontada no ano passado. Acho que, da equipe que começou ano passado, tinha Ronaldo, Van, Carleto. Vai trazendo moral cada vez que você ganha. Quando ganha um clássico, vai trazendo moral. Clássico não é um jogo normal. Traz representatividade maior. Alguns jogadores mais jovens sentiram o clássico. Mas é muito bom que tenha acontecido e que tenhamos vencido.

O Vitória volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta o Imperatriz, pela Copa do Brasil, às 21h30 (horário de Brasília). Para esse jogo, o treinador pretende repetir a equipe deste sábado.

  • Amanhã vai ser mais uma avaliação desse pessoal. Vamos torcer para que não apareça ninguém contundido. Quem não jogou vai trabalhar um pouco, mas não muito, porque vamos ter uma viagem desgastante. Vai ser mais recuperar o pessoal, fazer com que ganhe fôlego. Acho que vai ser um jogo dificílimo. Tenho acompanhado o Imperatriz. O que posso dizer é que base desse time deve ir para lá. Globoesporte