Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Grupo Gay da Bahia e a comunidade LGBT+ repudiaram a decisão da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) de aprovar a entrega da Comenda Dois de Julho ao pastor Silas Malafaia. Grupos organizam um protesto para o dia da entrega da mais alta honraria da Alba, que ainda não tem data definida.

Em nota, o GGB criticou a decisão dos deputados baianos. “Se estivéssemos no século 19, Silas Malafaia certamente estaria do lado opressor, alinhado com os interesses coloniais portugueses, e não ao lado do povo que lutou bravamente pela independência da Bahia e do Brasil. É incoerente e vergonhoso que a Assembleia Legislativa da Bahia tenha concedido a Medalha 2 de Julho ao pastor Silas Malafaia, uma figura que se orgulha publicamente de sua homofobia”, inciou o comunicado.

“Malafaia tem sido um dos principais articuladores da narrativa que deslegitima a democracia, estimulando o desrespeito à Justiça, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, elementos essenciais para a manutenção da ordem constitucional. Ao manipular a fé e promover o ódio, Malafaia ataca a diversidade e os valores democráticos que sustentam nosso país, tentando impor uma agenda autoritária que fere os direitos fundamentais garantidos pela Constituição. Condecorá-lo é desprezar a luta por igualdade, liberdade e respeito às diferenças”, diz outro trecho da nota.

Aprovação

O projeto que concede a homenagem ao pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristoé de autoria do deputado Samuel Júnior (Republicanos) e foi aprovado em plenário no último dia 16 de agosto, com apenas dois votos contrários: do deputado Hilton Coelho (PSOL) e da deputada Fabíola Mansur (PSB).

Na justificativa da homenagem, o parlamentar destacou a atuação de Malafaia na defesa da heteronormatividade, conceito que defende apenas relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo devem ser considerados normais.

“Ele tem sido muito criticado, odiado e perseguido por alçar a sua voz em suas redes sociais e programas de televisão em favor da família, da heteronormatividade, combatendo a liberação de drogas e o aborto. Pelo bem que traz às famílias brasileiras como um todo, propomos a aprovação desta merecidíssima honraria”, diz o deputado na justificativa do projeto, protocolado em 2021.

A Comenda Dois de Julho é uma homenagem concedida pela Alba como uma forma de reconhecimento para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo na luta em defesa das liberdades do povo da Bahia. A data e horário da sessão de entrega da honraria ainda não foram definidas. Bocão News