EC Bahia

Desfalque de última hora na partida contra o Goiás, no último domingo, o atacante Gilberto passou a semana tratado como dúvida para o jogo diante do Atlético-MG, marcado para sábado, às 11h (de Brasília), no Independência, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o suspense sobre o aproveitamento do jogador deve seguir até minutos antes do jogo em Minas Gerais. Na tarde desta quinta-feira, o técnico Roger Machado adiantou que o artilheiro tricolor na temporada, com 22 gols, está relacionado, mas ainda não tem presença garantida no Horto.

– Gilberto treinou ontem, fez a parte da transição, que é o step anterior ao campo, e hoje ele vai para o campo. Correndo tudo bem… Eu o coloquei na relação. Agora preciso confirmar o campo – afirmou Roger.

Se Gilberto não puder entrar em campo, Fernandão permanecerá como titular do Bahia. O centroavante começou o jogo contra o Goiás, e o comportamento do time deixou Roger Machado satisfeito. O técnico ponderou que a equipe se adaptou bem à mudança, o que o deixa despreocupado caso precise repetir a escalação.

– No jogo contra o Goiás, o time estava adaptado ao Fernandão. Mesmo Gilberto tendo iniciado 80% dos jogos, Fernandão também entrou, e a gente se adapta rapidamente à característica dele. Elogiei a equipe, que conseguiu jogar bem mesmo com um a menos, porque se adaptou. Fernandão fez pivô, empurrou a linha do adversário para trás, teve presença de área. Ele ataca menos as profundidades que o Gilberto, mas tem uma imposição muito forte, e a gente soube usar muito bem. Se precisar usar Gilberto ou Fernandão, a gente será capaz de fazer.

Contra o Atlético-MG, o Bahia busca o primeiro triunfo como visitante no Campeonato Brasileiro. De sete jogos realizados longe de Salvador, o Tricolor empatou quatro e perdeu três. Roger Machado foi questionado sobre o jejum e disse que não deixa o grupo angustiado.

– Ansiedade de não vencer fora de casa não existe. Fizemos bons jogos e não vencemos, apesar de termos trazido pontos importantes. O confronto contra o Atlético-MG, o que vai acontecer, vai depender mais da gente do que deles. Nossos interesses estão apartados dos interesses do adversário. Se vier o time na escalada dos últimos jogos, ou se virá com algumas ausências, o que vai determinar o nosso jogo e nossa chance de vencer, é a forma como nós vamos encarar o compromisso, respeitando o adversário, qualquer que sejam os jogadores. Globoesporte