Foto: Matheus Landim/GOVBA

A Segurança Pública da Bahia ganhará mais um reforço. Isso porque, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, através das redes sociais, a realização de um concurso público para a Polícia Penal do Estado da Bahia. O documento que autorizou a abertura do certame, foi assinado na tarde de segunda-feira (12), unto as secretarias da Administração Penintenciária (Seap) e a Secretaria da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O concurso público contará com 287 vagas e os agentes devem atuar em 28 unidades prisionais da Bahia. Os cronogramas da prova, bem como o conteúdo e a previsão para convocação dos aprovados ainda serão definidos. A expectativa é de que os novos agentes iniciem suas atividades na capital e no interior até dezembro de 2024.

Jerônimo ainda afirmou que o certame é parte do projeto de qualificação do sistema prisional, através não só de investimentos nos equipamentos, como do aumento de efetivo para atender às necessidades dos presídios em todo o estado.

“Essa agenda é um compromisso com o nosso programa de governo. Vamos aumentar a qualidade e o efetivo do sistema prisional, para fortalecer o processo de segurança pública. Então, é um investimento em revitalização, com modernização dos presídios, como fizemos com as delegacias e os pelotões. É fundamental que, além de equipamentos e armas, tenhamos mais profissionais atuando”, avaliou o governador.

O secretário da Seap, José Antônio Maia, frisou que a autorização para dar início aos protocolos para abertura do concurso é mais um passo na qualificação do sistema prisional baiano. “É mais um investimento na segurança pública do Estado da Bahia, além de todos os que já fizemos. Entregamos armamento, equipamentos, fardamentos, e estamos fazendo outros investimentos também que virão no meio desse pacote”.