Foto: Divulgação / Skyrail Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou, nesta terça-feira (26), que a nova licitação para implantar o VLT do subúrbio de Salvador será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta (27). O anúncio foi feito durante um encontro realizado em Salvador para divulgação do balanço de gestão. Em agosto deste ano, o Estado decidiu romper o contrato com a Skyrail, concessionária que era responsável pelo serviço.

“São três trechos: Sairemos do Subúrbio até a Calçada, e chegaremos até Piatã. São trechos independentes, mas é uma licitação só. A mesma empresa pode ganhar dois ou três [trechos], mas outras também podem ganhar”, explicou o governador da Bahia.

Jerônimo Rodrigues informou ainda que existe a possibilidade de receber recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para a obra. “Com esse processo deslanchado, quero ver se a gente inicia as obra ainda esse ano”, pontuou.

A iniciativa prevê R$ 1,68 trilhão em investimentos totais e contemplará retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos. Ainda no evento desta terça, Jerônimo Rodrigues falou sobre a implantação de câmeras nos fardamentos de policiais civis e militares, além de peritos.

No início de dezembro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) revelou que a empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática venceu a licitação para fornecer os equipamentos.

Após a formalização e assinatura do contrato, a empresa terá 60 dias para fornecer as primeiras 1.100 câmeras, totalizando 3.300 em um ano. “A intenção é que a gente possa, quem sabe, ter as câmeras para o carnaval. Resolvendo o processo, que a gente possa pegar as câmeras”, afirmou. G1