estando anunciar ao menos 20 postos da composição do segundo escalão da sua gestão, o governador Rui Costa (PT) deve sanar nesta terça-feira (12), o impasse em torno dos comandos dos postos mais cobiçados, a exemplo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), órgão pelo qual o PP travou uma guerra com o Podemos.

A expectativa é que o anúncio saia em programa Papo Correria, no Facebook, às 19h. No caso do Detran, conforme circula nos corredores do Palácio de Ondina e a anunciado em primeira mão pelo BNews, apesar da guerra travada pelo PP, a probabilidade é que o Podemos leve a melhor com a filiação do ex-deputado estadual Carlos Geilson à sigla.

O fato, deve conduzi-lo ao posto, conforme promessa de Rui em aproveitá-lo em sua administração. Carlos Geilson foi procurado, mas se negou a falar sobre o assunto.

No Carnaval, no entanto, quando indagado pela reportagem se o comando do órgão de trânsito ficaria sob a tutela de indicados do partido do vice-governador João Leão (PP), Rui negou.

A briga do partido do vice-governador também seria pela manutenção do comando da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) em sua conta, que também integra a lista dos postos ainda não preenchidos e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Em conversa com o BNews nesta terça-feira (12), o deputado federal Cacá Leão, um dos líderes do PP no estado, não negou que o partido pediu ao governador uma compensação não só pelo crescimento do partido, que hoje possui a maior bancada na Assembleia Legislativa da Bahia com 10 deputados, igualando-se ao PT.

“Mas também pelo fato de na reforma administrativa dois órgãos (Sudic e Bahia Pesca) que estavam em nossa cota terem sido extintos. O governador ficou de fazer uma análise e nos posicionar”, afirmou.

Contudo, desconversou ao ser questionado sobre quais postos estariam sendo cobiçados. “Aí quem decide o que é, é o governador”, desconversou.

Além deles, encontram-se no rol dos postos a serem preenchidos os da cota do PSB, da senadora Lídice da Mata, como a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). O nome do ex-secretário de Ciência e Tecnologia Rodrigo Hita (PSB) era dado como certo, mas não foi anunciado pelo chefe do Executivo.

A expectativa, conforme publicado, gira em torno da espera para que o ex-deputado Bebeto Galvão, também socialista, aceite o convite para coordenar o escritório de Rui em Brasília, fechando assim a cota do partido.

Ainda são esperadas possíveis nomeações para a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei), Superintendência Baiana de Assistência técnica e Extensão Rural (BAHIATER), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Ouvidoria Geral do Rstado (OGE) e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A maioria da cota do PT, que não esconde o desejo de continuar com seus espaços, a exemplo do IPAC, Bahia Funceb e Agersa segundo o Bocão News.