O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou estar otimista com o andamento da ponte Salvador-Itaparica. Para a imprensa, o chefe do Palácio de Ondina ressalta que será preciso um ajuste no valor do empreendimento após o aumento dos custos após o período pandêmico.
“Estou muito otimista, mas é um contrato grandioso [e é importante] ter sempre o cuidado necessário. A equipe de sondagem está em um ritmo bom. Balsas grandiosas estão fazendo perfurações de 80 a 100 metros. O serviço técnico está andando. Ontem nós nos reunimos a tarde inteira preparando o material para readequarmos as mudanças no valor. Foi um contrato assinado em 2020. Depois de uma pandemia, o dólar subiu, o cimento, a mão de obra e o aço [aumentaram o valor]. Eu compreendo que tem que haver uma adequação do valor”, cravou o governador.
No lançamento do novo curso de qualificação Manuel Querino, no bairro do Cabula, em Salvador, o governador destaca que terá o apoio do Governo Federal para tirar a ponte dos papeis. De acordo com o petista, a gestão estadual tem trabalhado para fazer os ajustes com o consórcio para a construção. A expectativa é que no início do ano que vem seja dado o “start” nas obras da ponte.
“A vinda do presidente Xi Jinping tem nos ajudado. Foi o Lula pedindo ao Xi Jinping falando ‘vamos fazer, temos competência’. Estou otimista, espero que a gente consiga adequar com o que o consórcio quer com o que a gente quer fazer. Sempre com muito cuidado com o regimento judiciário, cuidado com os aspectos jurídicos. Dinheiro o presidente Lula falou que vai ‘colocar’. Estou otimista para ver no começo do ano o início da ponte”, complementou. Bahia.Ba