O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir sobre a ponte Salvador-Itaparica. O encontro aconteceu nesta última sexta-feira (21), em Brasília, e o governador não anunciou nenhuma novidade sobre o assunto.
Essa não é a primeira vez que o governador se reúne com representantes do país asiático para tratar das obras da ponte. Durante viagem à China no mês de abril, Jerônimo teve reunião com o presidente da China Communications Construction Company (CCCC), empresa responsável pela construção da ponte, para discutir aspectos técnicos e financeiros.
Apesar dos encontros dentro e fora do Brasil, a obra que estava prevista para começar em 2021 ainda não foi iniciada.
Em postagem feita em uma rede social nesta sexta, Rui Costa informou que “segue avançando para que a Ponte Salvador-Itaparica tenha obras iniciadas em breve”.
Jerônimo Rodrigues também fez uma postagem sobre a reunião em seu perfil na rede social e disse que “parcerias futuras e já existentes” foram discutidas.
Ponte
A Ponte Salvador – Ilha de Itaparica terá 12,4 km de extensão. O início das obras estava previsto para 2021, mas ainda não foram iniciadas. Em maio de 2021, responsáveis pela construção da ponte se reuniram com governo da Bahia para discutir início da construção, mas nenhuma data para começo das obras foi divulgada.
De acordo com a assessoria da CCCC SOUTH AMERICA, a ponte Salvador-Itaparica poderá ser considerada a maior sobre lâmina d’água da América Latina, já que a Ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km, mas contabiliza a parte por terra.
O leilão para a construção e administração da ponte foi feito em dezembro de 2019. Na ocasião, um consórcio com três empresas chinesas venceu a disputa. Ele é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.
O contrato entre o consórcio e o governo do estado para a construção da ponte foi assinado em novembro de 2020. De acordo com o governo, a concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão.
O governo informou que a estimativa é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.
O equipamento está incluso no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada. G1