Reprodução

O Governo Bolsonaro está analisando a suspensão temporária de contratos de trabalho nos setores mais atingidos pela crise causada pelo coronavírus com o intuito de evitar demissões. A medida foi uma indicação de parlamentares e pode valer entre 90 e 120 dias.

“A equipe econômica está avaliando a viabilidade da medida, mas ela seria importante neste momento em que alguns setores estão sendo obrigados a parar suas atividades, como bares, restaurantes, cinemas. Com ela, os trabalhadores dessas empresas poderiam ficar em casa, não perderiam o emprego e voltariam ao trabalho assim que a situação se normalizasse”, disse o líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB-TO). As informações são do Blog do Valdo Cruz.

A ideia é que trabalhadores com carteira assinada possam receber, durante o período de suspensão do contrato de trabalho, o seguro desemprego. A estimativa é que a medida possa ajudar seis milhões de empregados.

“O trabalhador teria seu emprego preservado, a empresa teria um alívio de custo temporário neste momento de paralisação, você traria tranquilidade para a economia”, explicou o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), que teria sido o responsável por elaborar a medida. Os custos ainda serão avaliados pelo governo.