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A ponte Salvador-Itaparica é uma das grandes promessas do PT, firmada ainda no governo Jaques Wagner, em 2010, quando foi iniciada a contratação para elaboração do projeto. 14 anos depois, o equipamento, que já está na etapa de sondagem, acumula um tímido avanço, sem perspectiva de conclusão.

A ponte ainda sofre diversas alterações no valor do seu contrato firmado com o consórcio chinês e pode passar da estimativa atual, que é de R$ 9,3 bilhões. Apesar disso, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que não há intenção de rescindir o contrato, e negou o aumento do valor do acordo. Em coletiva de imprensa, ele também falou sobre as negociações que trava com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para garantir a execução do projeto de forma transparente.

“Boato. Não tem isso. Há 15 dias, nós fizemos um movimento com o TCE. […]. O presidente e os conselheiros chamaram a responsabilidade para que o TCE pudesse contribuir para que uma obra importante seja realizada de uma forma mais justa possível”, disse, em coletiva de imprensa, na terça-feira (10).

O chefe do Executivo, que entregou a nova duplicação da via Barradão, em Salvador, afirmou que segue confiante para a evolução dos processos para o início da construção do equipamento viário. “Estou na expectativa. Tenho uma mesa de mediação com o TCE, com o consórcio chinês e o governo do Estado para a gente ver quais são os pontos divergentes. Enquanto isso, a obra não está parada. O serviço de sondagem e estudos estão sendo feitos, de média e alta profundidade”, destacou.

Os custos da ponte Salvador-Itaparica ainda estão sendo tratados com a Corte de Contas. Até o momento, a gestão estadual já aportou R$ 164 milhões, após operação de crédito com o Banco do Brasil, para que o consórcio chinês continuasse as etapas. O montante, no entanto, ainda não é suficiente para a intervenção, de acordo com o petista, que contou que deve recorrer ao governo federal para garantir mais recursos para a obra.

“Eu espero que a gente tenha logo a resolutividade da mediação do TCE. O presidente Lula sabe que precisaremos de algum aporte financeiro. Já solicitei a ele para que o Estado possa fazer a sua parte, e uma obra como essa, necessariamente, precisa de recursos federais”, declarou.

Ele ainda relembrou o encontro que teve com o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, na mesma linha, quando discutiu a compra dos trens do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), com o governo do Mato Grosso. “O TCU chamou a responsabilidade e mediu a conversa, com a presença à mesa dos dois governos [Bahia e Mato Grosso], dos dois TCE e das duas PGE”, acrescentou.

Prioridade do governo federal

Em novembro, o presidente da China, Xi Jiping, desembarca no Brasil, como antecipou o petista, e se reunirá com o presidente Lula (PT), e posteriormente há possibilidade de se encontrar com o governador.

“[A ponte Salvador-Itaparica] é uma das obras prioritárias do governo federal, que enviou um documento ao Xi Jiping falando sobre a importância de uma ponte como esta. […]. Espero que em novembro, Lula e Xi Jiping, assine algum documento. Caso, haja algum problema de consenso, […], se houver necessidade, a gente rever o que está precisando. […]. Tenha certeza que, ainda, nos próximos dias, a gente pode ter uma resposta positiva sobre isso”, concluiu. Bahia.Ba