O Governo da Bahia anunciou que as cidades de Barreiras, Lençóis e Guanambi vão ganhar novos voos a partir de janeiro de 2025. Segundo a gestão estadual, a iniciativa, por meio da Secretaria do Turismo (Setur-BA), tem o objetivo de impulsionar o turismo regional e encurtar caminhos dentro do estado, além de gerar emprego e renda.
O anúncio foi realizado na tarde desta sexta-feira (11), no Aeroporto Internacional de Salvador, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e autoridades, durante a apresentação do projeto “Conheça o Brasil Voando” na Bahia.
As novas rotas regionais, operadas pela companhia Azul Linhas Aéreas, vão sair de Salvador. O município de Barreiras, no oeste do estado, vai passar a ter um voo diário. Já Guanambi e Lençóis, cidades localizadas no sudoeste do estado e na Chapada Diamantina, respectivamente, terão dois voos semanais.
Serão utilizados aviões bimotor, de médio porte, com 70 assentos, projetados especialmente para operar em rotas regionais. A Azul possui atualmente oito bases em operação, com 198 voos semanais no estado, que passarão para 299 com as novas rotas regionais.
Turismo da Bahia
Segundo o Governo do Estado, no segundo trimestre de 2024, o volume das atividades turísticas cresceu 12,6%, quando comparado ao mesmo período de 2023. Mais de cinco milhões de passageiros passaram pelos aeroportos da Bahia no primeiro semestre de 2024, representando um aumento superior a 10% em relação ao mesmo período de 2023, o que significa um aumento de 458 mil pessoas.
No total, mais de 5,9 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos baianos entre 2023 e 2024. O aumento do número de postos de trabalho com carteira assinada gerados pelo turismo passou de 701 no segundo trimestre de 2023 para 1.354 no mesmo período deste ano. Um crescimento de 93,1%.
Voo direto Salvador-Paris
O voo direto, ida e volta, entre Salvador e Paris, vai começar a operar a partir do dia 28 de outubro. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, no Hotel Fasano, em Salvador, na quinta-feira (10). O comunicado aconteceu com a presença do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, que representava o governador Jerônimo Rodrigues (PT), e do diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Manuel Flahaut.
No total, mais de mil assentos serão oferecidos por semana. Os voos terão três frequências semanais, às segundas, quintas e sábados, e serão operados pelas aeronaves Airbus A350, com tempo estimado de 10 horas de viagem.
O aeroporto francês escolhido para receber os voos baianos é o Charles de Gaulle, em Paris. Eles sairão de Salvador às 18h50, chegando em Paris às 8h20 da manhã seguinte. Na capital francesa, haverá conexão com mais de 180 destinos.
Para quem deseja embarcar para Paris e conhecer pontos turísticos famosos, como a Torre Eiffel e o maior museu de arte do mundo, o Louvre, além de explorar atrações do parque de diversões Disneyland Paris, os bilhetes já estão à venda no site da companhia.
Confira abaixo algumas informações sobre a aeronave:
✈️ O Airbus A350 possui 324 assentos, divididos em três cabines, sendo 34 assentos na cabine de Business, 24 em Premium Economy e 266 em cabine Economy.
✈️ A aeronave utiliza 67% de materiais mais leves, consumindo 25% menos combustível do que outras de gerações anteriores e reduzindo em cerca de 40% a pegada de ruído.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é líder no turismo nacional e Salvador é o quinto destino da Air France no Brasil, que já opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém. G1