Foto: Reprodução

O Governo do Estado deve enfrentar uma nova leva de exonerações com as proximidades do período eleitoral. Muitos nomes da gestão precisarão ser realocados, já que precisarão se licenciar para entrar de “cabeça” na campanha.

O primeiro movimento já aconteceu. Em publicação no Diário Oficial do Estado ontem, o governador Rui Costa (PT) nomeou André Pinho Joazeiro como titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia. Ele entra no lugar de Mara Souza, que acumulava a função de chefe de gabinete da secretaria desde fevereiro

Segundo fontes no Centro Administrativo da Bahia, o secretário de Comunicações André Curvello e o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, também deixam o governo para ajudar a turbinar a campanha do pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

O secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Luiz Caetano, deve ser exonerado muito em breve do comando da pasta. O petista também vai entrar de vez na campanha de Jerônimo. Segundo a reportagem apurou, três nomes estão cotados para substituí-lo. Elisa Pelegrini é a mais forte para o posto, de acordo com o que se comenta nos bastidores. Atualmente, ela é Chefe de Gabinete da pasta e deve ficar como interina até a transição ser concluída. Ela tem a confiança cega do governador Rui Costa (PT).

Outro nome cotado é o de Cícero Monteiro, chefe de gabinete de Rui. Contudo, a hipótese torna-se remota diante dos rumores de que ele também pode entrar na campanha de Jerônimo. Uma terceira possibilidade seria o vereador de Camaçari, Tagner (PT) – o que seria uma decisão surpreendente, já que a última vez que um vereador assumiu a Serin foi em 2007 (sendo ele o próprio Rui Costa).

Caetano foi “convocado” às pressas para turbinar a campanha de Jerônimo. O gestor, inclusive, tem aparecido sempre nos eventos do postulante nos últimos dias. A expectativa é que a exoneração dele saia no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana. Tribuna da Bahia