Foto: Camila Marinho/ TV Bahia

O governo da Bahia vai decretar estado de emergência em 73 municípios baianos atingidos por incêndios. A informação foi divulgada na sexta-feira (9). O decreto vai ser publicado neste sábado (10), mesmo dia em que entra em vigor, e será válido por 90 dias. Os incêndios atingem vários municípios baianos, principalmente os localizados no oeste e na região da Chapada Diamantina.

Entre as medidas do decreto, fica determinada a suspensão de qualquer atividade capaz de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio. Está autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem em colaboração com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos de proteção ambiental nas ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução.

Também foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate ao incêndio e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelos desastres.

Incêndios

Incêndios estão consumindo a vegetação entre os municípios baianos de Andaraí e Mucugê, na região da Chapada Diamantina, onde dois parques já foram atingidos: o Nacional da Chapada e o Municipal de Andaraí. Em Rio de Contas, também na Chapada, brigadistas já controlaram o fogo.

No oeste do estado, os incêndios preocuparam em Barra e Barreiras. Em Barra, os focos foram controlados, mas bombeiros continuam monitorando a região. Já Barreiras, apesar do fogo na Serra da Bandeira ter sido controlado, os bombeiros e brigadistas ainda combatem focos. Em Sento Sé, no norte da Bahia, também há focos, assim como em Morpará.

Vegetação destruída pelo fogo em Mucugê, na Chapada Diamantina — Foto: Camila Marinho/ TV Bahia
Foto: Camila Marinho/ TV Bahia
Fogo atinge Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia — Foto: Camila Marinho/ TV Bahia
Foto: Camila Marinho/ TV Bahia
Fogo está consumindo área de preservação ambiental em Mucugê, na Chapada Diamantina — Foto: Camila Marinho/ TV Bahia
Foto: Camila Marinho/ TV Bahia
Fumaça de fogo que atinge Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia — Foto: Camila Marinho/ TV Bahia
Foto: Camila Marinho/ TV Bahia