A nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil Cardiológica Cirúrgica do Hospital Ana Nery, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, foi inaugurada nesta quarta-feira (9). Com um investimento de R$1,6 milhão, o novo centro de tratamento possui 15 leitos que garantem a duplicação da capacidade de realização de cirurgias no equipamento hospitalar.

“Este e o início de uma série de intervenções que nós faremos no Hospital Ana Nery, que é o maior e mais complexo hospital público no setor de cardiologia na Bahia. É um hospital de referência, com profissionais de altíssima qualidade, e essas intervenções buscam ampliar os serviços e dar um padrão que corresponda ao novo padrão dos hospitais públicos do estado”, afirmou Rui.

Com a nova UTI Cardiológica Cirúrgica, o número de intervenções feitas no Ana Nery pode chegar a 40 por mês. A subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim, ressaltou que pacientes cardiopatas de 0 a 18 anos podem ser acolhidos. “Desses 15 novos leitos, quatro são neonatais. A cirurgia cardíaca pediátrica é muito específica e precisa que exista uma expertise de continuidade, que é o que temos aqui”, disse.

Além da duplicação da capacidade de cirurgias cardíacas, o Ana Nery também amplia, com esta na UTI, o volume para realização do cateterismo intervencionista pediátrico. Os 15 leitos são divididos em neonatais, que contam com berços aquecidos; pediátricos e de isolamento, com camas adequadas para diferentes faixas de idade. Há, ainda, ventiladores mecânicos pulmonares, incubadoras, ultrassom, ecocardiograma e outros equipamentos.