Ricardo Matsukawa/VEJA.com

O governo incluiu mais 1.671.810 trabalhadores na lista dos beneficiários com direito a receber o abono salarial PIS/Pasep este ano. Com isso, o total de beneficiários chega a 24.255.660, que vão receber, juntos, R$ 22,62 bilhões. Segundo o Ministério do Trabalho, a inclusão ocorreu após o reprocessamento de dados dos trabalhadores, que apresentavam inconsistências nas bases do governo.

Para esses trabalhadores, os pagamentos estarão disponíveis:

  • em 29 de março, para os trabalhadores que, pelas regras do calendário, deveriam ter recebido em fevereiro
  • em 31 de março, para os trabalhadores que, pelas regras do calendário, deveriam ter recebido em março

Calendário regular

Para quem já estava incluído entre os beneficiários, o pagamento do abono segue os calendários abaixo. Nesta quinta, recebem o PIS/Pasep 2022 os trabalhadores do setor privado nascidos em agosto e para servidores públicos com final de inscrição 7 têm início nesta quinta-feira (17). Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 29 de dezembro.

Quem tem direito?

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento. É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil. g1