O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), o novo edital do Programa Mais Médicos. Do total de 8.517 vagas disponíveis, 853 são reservadas para o estado da Bahia – atrás apenas de São Paulo, onde devem ocorrer 1.496 contratações de novos profissionais. O novo edital da pasta é parte de uma medida emergencial do governo, após a saída de Cuba do Programa Mais Médicos.

 

Na Bahia, serão beneficiados 313 municípios (834 vagas) e nove distritos indígenas (19 vagas). Em chamadas anteriores, 1,5 mil municípios receberam apenas profissionais cubanos. Na tentativa de garantir a transferência de médicos para os locais de atuação dos cubanos, haverá um limitador de vagas para cada município segundo o Bahia Notícias.

 

“Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema”, explicou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em coletiva realizada nesta última segunda-feira (19).

 

As inscrições para o novo edital estarão abertas a partir das 8h desta quarta-feira (21) até as 23h59 de domingo (25), no site do programa. Poderão se inscrever médicos brasileiros ou estrangeiros com registro junto a Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil. No ato da inscrição, o profissional deverá escolher o município para atuação.

 

Os contratos serão feitos diretamente com os médicos, com salário de R$ 11,8 mil. As atividades devem ser iniciadas entre 3 de dezembro e 7 de dezembro. Em caso de vagas remanescentes, será lançado um segundo edital em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros que não passaram pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).