Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

O Governo do Estado determinou a desapropriação de um terreno na Ilha de Itaparica para ampliação de uma unidade de saúde do município. O equipamento em questão é o Hospital Geral de Itaparica (HGI), que será ampliado após a desapropriação. A área em questão possui 8.553,81m² e está localizada às margens da BA-532.

De acordo com publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou estudos e projetos para o espaço. O terreno que agora pertencerá ao Estado, vai funcionar e auxiliar no processo de requalificação e ampliação do equipamento.

A medida chega após o Governo do Estado divulgar, em outubro do último ano, que o HGI passaria por uma reforma completa. Na ocasião, foi anunciado cerca de R$ 8,3 milhões para a reestruturação da unidade, além de ampliação de áreas do abrigo de resíduos, central de gases e subestação abrigada. A previsão é que as obras sejam entregues no primeiro trimestre de 2025.

Atualmente o hospital oferece atendimento em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato – ortopédica e em saúde mental. Dispondo de 52 leitos, o hospital também tem serviço de internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

REQUALIFICAÇÃO

A Sesab juntamente com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai realizar atos administrativos e judiciais, no processo e na efetivação da desapropriação, conforme o decreto. O pagamento da indenização para a desapropriação também será feito pelo a gestão estadual.

Em nota a pasta informou que “está estruturado com perfil de Hospital Geral Complementar, integrante da Rede de Atenção às Urgências, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial da Região de Saúde de Salvador, estruturado para ofertar aos usuários serviços 100% (SUS) Sistema Único de Saúde, referência para situações de média complexidade dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, em regime ambulatorial e de internação hospitalar”.

O órgão ainda disse que o hospital de Itaparica atuará com o perfil assistencial de hospital geral de médio porte. Será ofertado ainda atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato – ortopédica e em Saúde Mental; internação hospitalar nas especialidades de Clinica Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnóstico em patologia clínica, anatomo- patologia, imagem, métodos gráficos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

Durante o processo de requalificação, a Sesab detalhou que estão em execução serviços de instalações elétricas e de combate a incêndio, escavação, demolição, revestimento, assentamento de forro em placas de gesso e em placas drywall e execução de passeio. Após a inauguração, serão entregues 30 novos leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI e um equipamento de tomografia. Bahia Notícias