agencia brasil

A Fundação Hemoba promove uma campanha solidária de doação de sangue entre os dias 31 de janeiro a 03 de fevereiro, com a participação dos atletas inscritos nas federações esportivas baianas. O foco da ação é para o Carnaval. O lançamento da campanha acontecerá na próxima quarta-feira (31), no estacionamento do Estádio de Pituaçu, em Salvador, onde os candidatos poderão fazer a sua doação na unidade móvel de coleta da Hemoba (Hemóvel), das 8h às 17h, com intervalo para o almoço, na entrada Oeste 3, situada em frente ao acesso superior da Estação de Metrô de Pituaçu.

Até o dia 3 de fevereiro, os atletas poderão doar sangue nas unidades fixas da Hemoba na capital e nas 21 cidades do interior do estado utilizando o código 0270 (Esporte Solidário): Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Valença e Vitória da Conquista.

Cada localidade possui um horário específico de funcionamento, que pode ser consultado no site da Fundação. Esta é uma das ações da Hemoba que objetiva abastecer o estoque de sangue para o período do Carnaval, quando há um aumento da demanda nas cidades onde ocorrem a festa de Momo.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, celebra a relevância da atividade.“É mais uma ação que mostra a força do esporte baiano, reunindo gestores, atletas e demais agentes das federações e dos projetos esportivos, na busca pela promoção do bem-estar social, da inclusão e da solidariedade àqueles que precisam. Sabemos que o Carnaval é um período crítico para o banco de sangue. Por isso, há essa necessidade de se preocupar e deixar o estoque cheio. Estamos muito contentes e esperamos bater a meta nestes dias, principalmente com o “Dia D” aqui em Pituaçu”, declarou Vicente.

Unidades de atendimento

As unidades móveis de coleta estarão na loja Ferreira Costa, de 29/01 a 02/02; no Salvador Shopping, dias 30/01, 01/02 e 02/02; e no Estádio Pituaçu, no dia 31/01, das 8h às 17h, com intervalo para almoço. Já as unidades fixas da Hemoba têm o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. A ação é em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Correio da Bahia