EC Vitória

Ele não era um dos mais badalados entre os atletas da base do Vitória no elenco profissional, mas, aos poucos, conquistou espaço no grupo e status de titular. Entre os jogadores de linha, Mateus Moraes é o jogador revelado na Toca mais regular na Série B. Com 13 escalações, o zagueiro foi quem começou mais vezes em campo. Só perde para o goleiro Lucas Arcanjo, com 14.

Artilheiro do Leão na temporada, com nove gols, Samuel foi titular 12 vezes, assim como David, que é o vice-artilheiro, com seis. E por falar em bola na rede, Mateus Moraes colocou o nome na lista de goleadores do time no último sábado (4), quando garantiu a vitória por 1×0 contra o Operário, a primeira da equipe como visitante.

De cabeça, ele marcou o primeiro gol como jogador profissional. “Foi uma emoção muito grande para mim, para minha família, que sempre esteve me apoiando. Esse gol é dedicado a eles”, vibrou Mateus Moraes, durante entrevista coletiva concedida após o treinamento desta segunda-feira (6). “Foi um sentimento de muita felicidade para mim, que tive um início no profissional muito difícil. Não foi fácil. Poder ajudar a equipe agora em campo é muito gratificante para mim. Espero sempre poder dar o meu melhor”, completou.

O jogador de 20 anos estreou como profissional no ano passado, quando foi titular na derrota por 1×0 para o Jacuipense, no Campeonato Baiano. Depois, voltou a ser aproveitado em três jogos da Série B 2020 e foi expulso em um deles. Nesta temporada, ele vestiu a camisa rubro-negra em 20 oportunidades, todas como titular. Além das 13 partidas na Série B, jogou quatro no estadual e três na Copa do Brasil.

Mateus Moraes sempre tinha atuado no time profissional como zagueiro, sua posição de origem, até a rodada passada, quando foi improvisado na lateral esquerda. Como Roberto estava suspenso e Pedrinho foi negociado com o Athletico-PR, o técnico Wagner Lopes optou por ele, que é canhoto, para proteger a posição.

“Foi até tranquilo. Na base cheguei a jogar dois jogos como lateral. O professor teve várias conversas comigo para não me preocupar em atacar muito, ficar ali mais na minha, praticamente um terceiro zagueiro”, contou, sem se candidatar a uma briga no lado do campo. “Minha posição é zagueiro, mas se precisar, estou ali para ajudar a equipe sempre”.

Mateus fez o básico e ainda mostrou um extra. O gol marcado acabou com o jejum de vitórias fora de Salvador, ampliou a invencibilidade do time para seis jogos e ainda aumentou a confiança do grupo para seguir em busca da reabilitação no campeonato. Com 23 pontos, o Vitória ocupa a 17ª posição, na zona de rebaixamento.

O próximo jogo é contra o Remo, sexta-feira (10), às 19h, no Barradão. “A gente não tinha vencido fora de casa. Nos dá muito mais confiança para o resto do campeonato”, projeta o zagueiro. (Correio da Bahia)