EC Bahia

Contratado a pedido de Mano Menezes, o volante Elias virou uma das referências do meio-campo do Bahia. Pela experiência e capacidade de organizar a equipe, o atleta ganhou importância dentro do elenco e, desde a estreia, não ficou fora de nenhuma partida. Porém, nesta quarta, contra o Fortaleza, ele desfalcará o Tricolor pela primeira vez para cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Elias estreou no fim de setembro, na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, no Engenhão. Desde então, participou de outros nove jogos, oito deles na condição de titular. Das dez partidas com a camisa tricolor, o volante de 35 anos permaneceu em campo por 90 minutos em oito.

Sem Elias, Mano tem como opções peças com características diferentes para montar a equipe que enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira, às 18h45 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Para ter um time mais encorpado no setor de marcação, ele pode substituir o experiente volante pelo jovem Edson, de 22 anos, que tem maior poder defensivo.

Caso pretenda ter na posição um jogador com perfil mais próximo de Elias, Mano Menezes tem à disposição Ramon, de 23 anos. O atleta já foi utilizado pelo treinador em quatro partidas, a última delas na derrota para o Melgar, no Peru, pela Copa Sul-Americana.

Se Eric Ramires for a escolha do técnico, o Bahia ganha mais poder ofensivo. O meia disputou três jogos desde que retornou do Basel, da Suíça, mas não encaixou no sistema tático montado por Mano Menezes. O treinador reconheceu que ainda não achou uma posição para extrair todo o potencial do jogador de 20 anos.

Mano Menezes tem ainda o volante Elton, que pode ser considerado o azarão para a titularidade. O volante ainda não foi utilizado pelo treinador e não atua desde a derrota para o Grêmio, partida disputada em setembro, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Além de Elias, Mano não contará com Gregore para o jogo contra o Fortaleza. O volante também cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. Para a vaga, contudo, não há muito mistério, já que Ronaldo é o reserva imediato. Com 22 pontos, o Bahia ocupa atualmente a 14ª posição na tabela de classificação. Se vencer o Fortaleza, o time baiano alcançará a 9ª colocação. Globoesporte