Um homem suspeito de atuar no tráfico de drogas e que, segundo a SSP-BA, construiu uma pista de avião clandestina no povoado Baixa do Cocá, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, foi preso segunda (29). No dia 20 de outubro, a pista clandestina foi descoberta dentro de uma fazenda. Na ocasião, uma aeronave que estava prestes a decolar foi apreendida e três suspeitos de tráfico foram presos em flagrante.
O suspeito utilizava a pista para receber aviões com drogas. Identificado como Rogério dos Santos Silva, de 43 anos, ele confessou ter construído a pista. Ele foi preso em um sítio, no Parque Imperial, próximo da Uesb. A Secretaria de Segurança informou que, dentro do imóvel, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, um veículo, dinheiro e celulares.
Rogério foi autuado por associação criminosa e porte ilegal de arma. Três homens foram presos no dia 20 de outubro, em Vitória da Conqusita, em uma aeronave usada no transporte interestadual de drogas. A quadrilha era monitorada há cerca de um ano e meio. Ainda de acordo com a Secretaria, a quadrilha buscava pasta base de cocaína na Bolívia, passava pelo Pará e depois distribuía para outros estados brasileiros, entre eles a Bahia.
Os presos foram os paraenses Diogo Túlio Pereira Dionísio (piloto) e Francisco Cleiton Passos de Oliveira, além do baiano Lázaro Santos Sacerdote. Conforme a SSP, eles confessaram que repassaram uma carga de pasta base de cocaína e iriam voltar para cidade de Itaituba, no Pará, mas foram presos antes de decolar.
Com os suspeitos, foram apreendidos o avião monomotor, pouco mais de R$ 7 mil em espécie, uma pistola calibre 9 mm (uso restrito) e uma caminhonete de luxo. Diogo, Francisco e Lázaro foram autuados por associação criminosa, porte ilegal de arma e resistência devido à tentativa de fuga.