Secom

Os hospitais da Bahia tiveram uma redução significativa no número de atendimentos durante as festividades do São João, de acordo com dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Entre sexta-feira, 23, e sábado, 24, alguns dos principais hospitais especializados no tratamento de queimaduras registraram uma queda de mais de 62% nas ocorrências relacionadas à festa.

Unidades como o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Hospital Regional de Juazeiro, que contam com equipes reforçadas durante o período junino, foram as mais afetadas pela diminuição no número de atendimentos.

No Hospital Regional de Juazeiro, por exemplo, houve uma redução de mais de 62% nas ocorrências de queimaduras em comparação com o mesmo período de 2022. Situação semelhante ocorreu no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde os atendimentos motivados por queimaduras diminuíram mais de 41%.

No entanto, o Hospital Geral do Estado (HGE) apresentou um aumento no número de atendimentos relacionados a queimaduras, saindo de 23 casos em 2022 para 39 em 2023. A unidade, que possui um Centro de Tratamento de Queimados com 32 leitos, atende pacientes com queimaduras graves e conta com uma equipe especializada de cerca de 200 profissionais.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou a importância das ações do Governo da Bahia para reforçar a assistência nessas ocasiões de grande circulação de pessoas. Segundo ela, os números refletem a conscientização e cuidado dos baianos durante as festividades juninas.

“Nos últimos anos, a Bahia registrou um aumento no número de casos de Sífilis e Hepatites B e C, o que nos alertou sobre a necessidade de uma ação mais incisiva para conter o crescimento das infecções no estado. Então, determinamos a realização das testagens em massa no Carnaval de Salvador, Porto Seguro e na Micareta de Feira de Santana e tivemos resultados muito expressivos”, afirmou.

Além dos atendimentos hospitalares, a Sesab também disponibilizou postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em várias cidades baianas durante o São João. Durante os primeiros três dias de festa, mais de 8 mil testes rápidos foram realizados, com detecção de casos positivos para HIV, Sífilis e Hepatites virais.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo da Bahia para conter o crescimento dessas infecções no estado, oferecendo testes e orientação sobre prevenção.

Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), a Saúde distribuiu ainda mais de um milhão de preservativos masculinos e femininos em pontos de grande circulação durante o São João, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro e a prevenção das ISTs. A Tarde