(Paula Froes/Correio)

O apagão de energia que foi registrado nesta terça-feira, 15, não afetou os hospitais administrados pelo Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), “a rede estadual dispõem de gerador, o que garante o funcionamento dos serviços essenciais das unidades, como equipamentos das UTIs e dos centros cirúrgicos”, diz a nota.

A preocupação parte de familiares de pacientes internados, sobre tudo, nas alas de urgência e emergência e que necessitam da energia para manter os aparelhos funcionando. A secretaria garante que durante o período em que o apagão foi registrado em toda a Bahia, a energia foi mantida nas unidades e não houve intercorrência registrada com gravidade.

De acordo com a Neoenergia Coelba, os municípios baianos estão começando a retomar o serviço gradativamente. A queda ocorreu por volta de 8h20 e, às 10h40, alguns bairros de Salvador começaram a apresentar normalidade.

Ainda conforme a concessionária, o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, de acordo com autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até às 11h, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados foram normalizados.

Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte de Salvador já foram normalizadas.

Na capital baiana, entre os bairros informados ao Portal A TARDE, até o fechamento desta matéria, estão: Itapuã, Pituaçu, São Cristóvão, Setor A de Mussurunga, Itaigara, Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), Federação, além de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Serviços essenciais urbanos

Na área de transporte, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador, montou uma operação especial para atender a população. Os usuários que ficaram impossibilitados de utilizar o metrô contam com linhas especiais que ligam os terminais: Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. E as linhas que operam na região do Vale dos Barris também estão atendendo a Estação da Lapa.

Os ascensores de Salvador (Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar) tiveram o funcionamento interrompido. A operação dos equipamentos será retomada assim que a energia for restabelecida.

O BRT segue a sua operação normal sem alterações no funcionamento. Agentes da Semob estão nas ruas garantindo a operação de transporte a fim de evitar transtornos.

No trânsito, devido à falta de funcionamento das sinaleiras, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estão em diversas interseções da cidade para ordenar o fluxo de veículos e orientar condutores e pedestres. A recomendação para a população é de que redobrem a atenção nas vias.

O Distrito Federal e pelo menos 11 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraíba, também sofreram com a perda de energia.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação, além da investigação das causas do apagão que atingiu pelo menos 18 estados do Brasil e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira, 15. A Tarde