Os hospitais baianos da Mulher e Irmã Dulce serão contemplados pela Câmara dos Deputados com o Prêmio Dr. Pinotti. Honraria dada pelo reconhecimento de instituições governamentais e não governamentais que se destacam nos cuidados com a saúde da mulher.

As unidades de saúde foram eleitas em meio a 65 indicações dos deputados que participam do conselho deliberativo do prêmio. Os outros centros de saúde contemplados foram a Associação de Combate ao Câncer, no Espirito Santo, a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense, em Minas Gerais, e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, no Ceará.

As indicações partiram dos deputados federais baianos Lídice da Mata (PSB-BA), em articulação com os deputados Nelson Pelegrino e Alice Portugal, para o Hospital da Mulher, e de Elmar Nascimento (DEM) para o Hospital Irmã Dulce.

A premiação acontece uma vez por ano, serão concedidos cinco diplomas de menção honrosa durante uma cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento acontecerá no mês de maio, mas ainda não tem data definida. A premiação compõe o calendário comemorações do Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

O Hospital da Mulher é dedicado às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino. Localizado na capital da Bahia, a unidade realizou mais de 350 mil mulheres em dois anos de funcionamento. Recentemente, passou a atender, para todo o Estado da Bahia à demanda de doenças ginecológicas cirúrgicas de mulheres. A unidade hospitalar realiza mais de 10 mil procedimentos e quase mil cirurgias ao mês. Bahia Notícias