Acolhimento e apoio são a base para o Serviço AME, do Hospital da Mulher. O programa faz o atendimento a mulheres expostas à violência sexual, 24 horas por dia, durante sete dias da semana. O serviço é composto por uma equipe multiprofissional com médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas, que dão suporte a mulheres e adolescentes que foram expostas ao abuso sexual.

Além do atendimento na área médica, o Serviço AME atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais. Desde a inauguração do serviço, mais de 350 mulheres foram acolhidas na unidade.

As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’ – que abrange toda a demanda espontânea do serviço –, através de órgão judicial e policial ou ainda referenciadas pela Central de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Conheço um pouco mais sobre o serviço disponibilizado pelo Hospital da Mulher: